Rondônia é o único Estado da Região Norte que oferece serviço próprio de hemodiálise pediátrica
Com a inauguração do Serviço de Hemodiálise Pediátrica, está garantido o tratamento integral, com alto padrão de atendimento, para cerca de 60 crianças em Rondônia
Foram investidos aproximadamente R$ 300 mil na instalação do Serviço de Hemodiálise Pediátrica no Hospital Infantil Cosme e Damião
O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), implantou na terça-feira (23) o Serviço de Hemodiálise Pediátrica no Hospital Infantil Cosme e Damião (Hicd). Com isso, Rondônia passa a ser o único da Região Norte a ter o serviço próprio para tratamento de hemodiálise em crianças com idade de um mês a 12 anos.
Foram investidos aproximadamente R$ 300 mil em equipamentos, instalação de uma moderna estação de pré tratamento de água para hemodiálise e aquisição de todos os materiais e serviços necessários. Recursos próprios do Estado. O pronto socorro conta com uma equipe especializada, atendimento humanizado e estrutura moderna capaz de garantir conforto e segurança às crianças e seus familiares. Até o momento, a Rede Pública de Saúde somente oferecia os serviços de hemodiálise para os pacientes adultos.
Rondônia é o único da Região Norte com serviço de hemodiálise pediátrica
O diretor do Cosme e Damião, Sérgio Pereira, destacou a importância de realizar mais esse tratamento dentro na unidade hospitalar infantil. Isso evita que a criança seja deslocada para outro lugar, recebendo assistência integral no Pronto Socorro, seja na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou na enfermaria. Assim, o paciente não corre maior risco saindo da unidade, evitando que durante o transporte ocorra complicações. “Estamos muito felizes por mais esta aquisição. Agradecemos ao governador, coronel Marcos Rocha, que não mede esforços para cada dia melhorar os atendimentos a nossa população”, destacou o diretor.
De acordo com o coordenador estadual do Serviço de Nefrologia, Gilmar Meireles Nogueira, foi construída na unidade pediátrica uma estação de tratamento com quatro pontos de diálise, sendo duas na UTI, uma no isolamento e outra na enfermaria. “Além desse serviço de hemodiálise pediátrica, o Estado já administra o serviço de hemodiálise adulta e a Secretaria de Saúde está se preparando para assumir também a diálise peritoneal intra-hospitalar”, finalizou o coordenador.
Com a inauguração do Serviço de Hemodiálise Pediátrica, está garantido o tratamento integral, com alto padrão de atendimento, para cerca de 60 crianças em Rondônia. “A iniciativa é mais uma marca definitiva do compromisso do Governo do Estado e da Secretaria de Saúde, mostrando que mesmo diante dos enormes desafios impostos pela pandemia não deixamos de investir no fortalecimento e ampliação de serviços da Rede Estadual de Saúde. Com esse atendimento, além de trazer segurança ao paciente, conseguimos fazer uma economia considerável para o Estado, já que não será mais necessário contratar esse serviço”, destacou o secretário de Saúde Fernando Máximo.
Cibelly Farias é eleita presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC)
A nova diretoria do CNPGC será empossada em março para mandato de um ano
Presidente da AROM comemora lançamento de programa de gestão de recursos da União para prefeituras
O presidente Jair Bolsonaro abriu o evento, realizado em Brasília na última terça-feira, e conversou com vários prefeitos de Rondônia hipotecando apoio as ações dos municípios
Falta de emissão da guia de depósito não pode prejudicar coerdeiro que invocou direito de preferência no prazo
Caso o autor da ação não deposite o valor espontaneamente, ele deve ser intimado pelo juiz a fazê-lo
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook