Rondônia se destaca nacionalmente com uma das maiores reduções nos casos de feminicídio em 2024
Rondônia figura entre os cinco estados brasileiros com maior redução nos casos de feminicídio em 2024, com uma queda de 26,32% em relação ao ano anterior
Estado investe em ações integradas de proteção à mulher e colhe resultados positivos
Rondônia figura entre os cinco estados brasileiros com maior redução nos casos de feminicídio em 2024, com uma queda de 26,32% em relação ao ano anterior, segundo o Mapa da Segurança Pública, divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O levantamento, baseado em dados enviados pelas unidades da federação ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), traz um panorama nacional dos principais indicadores criminais, com base em informações coletadas entre janeiro e dezembro de 2024.
O expressivo resultado alcançado por Rondônia é reflexo direto dos investimentos feitos pelo governo do estado em políticas públicas voltadas à proteção e ao acolhimento das mulheres em situação de vulnerabilidade.
Entre as principais ações que vêm contribuindo para essa mudança estão:
- Ampliação da atuação da Patrulha Maria da Penha;
- Consolidação do programa Mulher Protegida, da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas);
- Fortalecimento da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM); e
- Criação do aplicativo SOS Mulher RO, que permite o acionamento rápido de ajuda por vítimas de violência doméstica.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os dados demostram o comprometimento do governo com a segurança das mulheres. A redução é fruto de um trabalho sério, coordenado e contínuo. “Estamos investindo em tecnologia, capacitação e políticas públicas que garantam ainda mais proteção às mulheres rondonienses”, enfatizou.
O titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Vital, também atribuiu os bons resultados à integração entre as forças de segurança e aos programas sociais. “A atuação da Patrulha Maria da Penha em conjunto com o sistema de monitoramento das medidas protetivas tem sido fundamental. Além disso, o uso de ferramentas como o SOS Mulher RO tem permitido respostas ainda mais rápidas e eficazes, salvando vidas. É um trabalho que envolve sensibilidade e estratégia”, ressaltou.
Os dados do Sinesp foram consolidados a partir da extração feita em 13 de fevereiro de 2025, e validam os avanços de Rondônia em um dos indicadores mais sensíveis e urgentes da segurança pública: a proteção da vida das mulheres.
AGU pede que STF autorize crédito extra para ressarcir aposentados
Órgão também quer que os valores não entrem no teto de gastos da União
Seis em cada dez apostadores usaram bets ilegais este ano
Para 78%, é difícil distinguir sites legais dos ilegais
Câmara dos Deputados diz ao STF que suspendeu salário de Zambelli
Informação foi divulgada hoje pelo presidente da Câmara, Hugo Motta




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook