Saae firma nova parceria para concessão de composteiras

Associação Beneficente Francisca Rubato é a 71ª a iniciar processo de compostagem em parceria com o Saae

Semcom
Publicada em 20 de fevereiro de 2021 às 19:21
Saae firma nova parceria para concessão de composteiras

INCENTIVO À COMPOSTAGEM gera proteção ambiental e economia de recursos públicos

Mais uma entidade firmou parceria para iniciar a compostagem de seus resíduos com apoio do Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (Saae). A Associação Beneficente Francisca Rubato recebeu uma composteira doméstica com quatro caixas de resíduos orgânicos, bem como cerca de 300 minhocas californianas, torneira para retirada do adubo líquido e material informativo com orientações sobre a produção de adubo orgânico. Outras 70 composteiras já foram entregues pelo Saae a entidades, escolas e faculdades de Vilhena desde o início do projeto de incentivo à compostagem no município.

De acordo com Maciel Wobeto, diretor geral do Saae, essa ação atende uma das atividades relacionadas ao Projeto Técnico Socioambiental de Implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (PTS), que busca incluir os moradores locais no processo de descarte correto de resíduos orgânicos. A atividade é acompanhada e fiscalizada por servidores da comissão especial de acompanhamento do Saae.

“O PTS realiza projetos sociais que andam junto às obras do Sistema de Esgoto. Essa atividade em específico tem a finalidade de incentivar a implantação de hortas nas residências, gerando qualidade de vida aos nossos parceiros com produção de verduras, legumes, além de contribuir com a formação destes cidadãos através da Educação Ambiental. A composteira vai ser uma mini-fábrica de adubo orgânico na casa da pessoa ou na entidade que a implantar, oferecendo condições de manter belas hortas sempre bem cuidadas”, explicou Maciel.

ECONOMIA - A iniciativa contribui também para a economia de recursos públicos, visto que o Saae investe milhões de reais por ano no aterro sanitário para destinação de toneladas de resíduos orgânicos que poderiam ser reaproveitados por quem os gera em consonância com a preocupação ambiental e o melhor aproveitamento do orçamento público.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook