Saiba como aumentar a renda extra em festas juninas
Quem empreende pode aproveitar as festividades para atrair novos clientes e garantir uma renda extra
Não dá para negar que os meses de junho e julho são muito aguardados por um motivo especial: as festas juninas. Trata-se de um período que promete aumentar as vendas dos pequenos negócios em vários segmentos, desde comidas, bebidas, roupas e decoração. Desta forma, a pergunta que não quer calar é: o que dá dinheiro em festa junina?
Quem empreende pode aproveitar as festividades para atrair novos clientes e garantir uma renda extra. De acordo com Paula Sauer, professora de economia e coordenadora do laboratório de finanças pessoais da ESPM, ao avaliar o que dá dinheiro em festa junina é necessário fazer uma pesquisa sobre o mercado para não perder tempo e dinheiro.
Logo, começe identificando a demanda, a concorrência, os preços, a qualidade dos produtos e os canais de venda.
Em seguida, após seu levantamento, defina o que você vai vender que dá dinheiro em festa junina e pense em qual será o diferencial do seu produto. "Pode ser através de receitas exclusivas, decoração temática, embalagens atrativas, preço, formas de pagamento, delivery, ou um excelente atendimento ao cliente", exemplifica Paula.
O próximo passo é definir seu orçamento inicial, estabelecer o preço do produto, a legalização e formalização, registros e licenças, local de venda, equipamentos para a produção e venda, e, por fim, a divulgação e possíveis parcerias.
Não se esqueça ainda da preparação antecipada para evitar imprevistos, do cuidado no atendimento ao cliente e, no decorrer das vendas, dos ajustes a partir do feedback dos consumidores.
O que dá dinheiro em festa junina?
-
Comidas e Bebidas Típicas
-
Barracas de comida: vender comidas típicas em barracas durante festas juninas é altamente rentável. Pratos como pamonha, canjica, curau, milho cozido, e bolos de milho são muito procurados;
-
Doces Juninos: a venda de doces como paçoca, pé-de-moleque, cocada maçã do amor e quindim também atrai muitos clientes;
-
Bebidas Típicas: quentão e vinho quente são bebidas tradicionais e muito populares, especialmente em regiões mais frias.
-
Decoração e Artigos Temáticos
-
Venda de Decoração: produzir e vender itens de decoração como bandeirinhas, balões de papel, e enfeites para mesas é uma atividade lucrativa;
-
Artesanato: itens artesanais temáticos, como bonecos de pano e acessórios de festa, também são bem aceitos.
-
Roupas e Acessórios Típicos
-
Trajes Juninos: a venda e aluguel de roupas típicas como vestidos de quadrilha, camisas xadrez e chapéus de palha pode ser bastante lucrativo, especialmente para crianças;
-
Acessórios: chapéus, cintos, fitas, remendos e outros acessórios complementares para o traje junino.
-
Entretenimento e Serviços
-
Organização de Eventos: planejar e organizar festas juninas para escolas, empresas e comunidades pode ser muito lucrativo. Esse serviço inclui a decoração, contratação de bandas de forró, e a organização de brincadeiras para a família;
-
Brincadeiras Típicas: montar barraquinhas de jogos tradicionais como pescaria, boca do palhaço e correio elegante pode gerar uma boa renda.
-
Vendas Online
-
Loja Virtual: vender produtos juninos online, como decoração, roupas e alimentos, pode ampliar significativamente o alcance do empreendedor;
-
Promoções em Redes Sociais: utilizar redes sociais para promover e vender produtos juninos.
-
Educação e Workshops
-
Cursos de Culinária Junina: oferecer workshops de culinária típica pode ser uma forma de gerar renda extra;
-
Aulas de Dança: aulas de dança de quadrilha ou forró, oferecidas online ou presencialmente, também podem ser rentáveis.
-
Fotografia e Vídeo
-
Sessões Fotográficas Temáticas: oferecer sessões de fotos temáticas juninas para famílias, casais e amigos pode ser muito lucrativo;
-
Cobertura de Eventos: Serviços de filmagem e fotografia para festas juninas são bastante procurados.
Onde vender?
Paula indica que existem diversas opções de lugares para vender produtos voltados às festas juninas. Os primeiros deles são as ruas e feiras livres, além de eventos comunitários, festas escolares ou universitárias, empresas ou eventos culturais. São pontos possíveis de montar uma barraca, um quiosque ou até mesmo levar um food truck.
Outra maneira de venda de artigos juninos são os kits temáticos para festas em casa ou encomendas para eventos privados. O universo online também é uma boa alternativa, com opções de delivery, redes sociais e marketplace.
Uma opção pouco explorada são os mercados locais, onde é possível negociar a colocação de produtos em pontos de venda, aproveitando a demanda sazonal. Além disso, as colaborações são bem-vindas. "Fazer parcerias com outros pequenos empreendedores para oferecer produtos complementares em um único ponto de venda", indica a professora.
E depois das festas juninas?
A dica é se especializar em eventos sazonais, com cursos e workshops voltados especificamente para lidar com a sazonalidade. "Vale adaptar os produtos e serviços para outras festividades e épocas do ano. Por exemplo, prepare produtos temáticos para Dia das mães, Dia dos Pais, Dia dos namorados, Halloween, Natal e Ano Novo", indica Paula.
Assim, é possível participar de outros eventos ao longo do ano e continuar se expandindo para o ambiente online.
Receita Federal abre nesta sexta-feira, 21 de junho, consulta ao segundo lote de restituição do IRPF 2024
No estado de Rondônia mais 44 mil contribuintes terão direito ao lote
Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 60 milhões
Sorteio será realizado a partir das 20h, no horário de Brasília
De olho na liderança do Brasileiro, Fla e Bahia jogam no Maracanã
Rádio Nacional transmite confronto a partir das 20h desta quinta
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook