Sancionada Lei que proíbe tratamento discriminatório a pessoa que recusar a vacina contra a covid-19
A autoria desta Lei é do Poder Legislativo e sancionada pelo Poder Executivo Estadual
A Lei publicada no Diário Oficial, já se encontra em vigor em todo o Estado
Foi sancionada na quinta-feira (9), a Lei nº 5.179, que proíbe em todo o Estado de Rondônia, a implementação ou exigência de passaporte sanitário, físico, digital ou eletrônico, além de qualquer tratamento diferenciado, constrangedor ou discriminatório a qualquer pessoa que se recusar a tomar os imunizantes oferecidos para o combate à covid-19. A autoria desta Lei é do Poder Legislativo e sancionada pelo Poder Executivo Estadual.
Nenhuma pessoa será impedida de acessar, permanecer e frequentar qualquer local, seja público ou privado, em decorrência do exercício do seu direito de escolha em não tomar a vacina contra a covid-19, sendo garantido o direito de ir e vir, e permanecer em integridade quando comparado aos que optaram por receber o imunizante contra a doença.
Pela Lei, fica estabelecida a obrigatoriedade da observância da dignidade da pessoa humana, dos direitos humanos, do princípio constitucional da legalidade e respeito às liberdades fundamentais individuais das pessoas, sendo estes o direito à vida, à inviolabilidade da intimidade e do próprio corpo, assim como o direito de ir e vir e de permanecer, na forma da Constituição Federal e da Constituição do Estado de Rondônia.
Portanto, ficam proibidos em todo o Estado, a discriminação e o tratamento diferenciado ou constrangedor de qualquer natureza a qualquer cidadão que, fazendo uso das liberdades individuais, aja para garantir preservação da sua integridade física, moral ou intelectual.
Quaisquer sanções administrativas aos servidores e agentes públicos do Estado serão vedadas, bem como ao trabalhador do setor privado que se recusar a tomar vacina contra a covid-19, sendo vedada também a discriminação, vexação, humilhação, coação ou perseguição contra qualquer cidadão.
A Lei determina ainda que nenhum gestor ou superior hierárquico poderá exigir de seus subordinados, comprovante de vacinação contra a covid-19, no âmbito da Administração Pública estadual e na iniciativa privada do Estado.
Prefeitura de Porto Velho confirma que pagamento de abono aos professores que estão em sala de aula será feito este mês
Dinheiro utilizado para pagamento do abono é oriundo as sobras do Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb)
Abertas as inscrições para eleição dos membros do Conselho Fiscal do Iperon
A Lei complementar 1100/2021 inovou no processo de escolha dos representantes dos servidores ativos, aposentados e pensionistas no conselho fiscal
Servidores públicos do Estado participam de ações de promoção à Saúde no Palácio Rio Madeira
Os servidores participaram de ginástica laboral, ação realizada por meio de parceria da Universidade Federal de Rondônia (Unir)
Comentários
Que absurdo esta lei que o Governador sancionou de um Deputado bolsonarista. O Brasil levou tempo para que a população acompanha-se as campanhas de vacinação, como, por exemplo, a vacina contra a paralisia infantil que erradicou por completo a doença. O problema não é de daquele que não se vacina, mas dos que estão imunizados e ficam sujeitos a contaminação de um negacionista. No Governo Fernando Henrique foi colocado a disposição de pessoas com mais de 60 anos a vacina contra a gripe. No início propagaram para os aposentados que o Governo queria matar os velhos do INSS, hoje é uma realidade que tem evitado doença graves e até mortes por causa da gripe. Os programas de transferência de renda no mesmo Governo, exigia a carteira de vacinação de crianças para os pais receberem os benefícios, agora o Governo Bolsonaro está destruindo o esforço que o pais teve para imunizar os brasileiros. Essa lei é inconstitucional e feita para a bolha bolsonarista bater palma. Lamentável o Governador sancionar uma lei que desprotege a população.
A verdade, é que,a discriminação virá quando ele adentrar uma unidade da Prefeitura ou do Governo, até porque,reflete o Governo Bolsonaro, um presidente negacionista e irresponsável,com nível intelectual a desejar, que felizmente vai ser demitido nas próximas eleições,basta de imbecilismo 😕🤔
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook