Santo Antônio Energia entregará Cetas para o Ibama

O Cetas foi construído pela Santo Antônio Energia em 2009 nas dependências do campus da Unir, tendo sido considerado na época como o maior e mais avançado do Brasil

Assessoria
Publicada em 01 de abril de 2022 às 09:12
Santo Antônio Energia entregará Cetas para o Ibama

A Santo Antônio Energia iniciou os trâmites para o repasse do Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres) para o Ibama. O local estava fechado desde 2019 e deve ser reativado nos próximos meses com uma gestão compartilhada entre o Ibama e a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam), para que receba os animais provenientes de apreensões dos dois órgãos.

O coordenador de Meio Ambiente da Santo Antônio Energia, Kaio Ribeiro, explica que o Cetas está sendo entregue reformado e equipado com raio X, incubadora, câmara fria para armazenamento de alimentos, entre outros equipamentos. “É uma alegria muito grande fazer a entrega da edificação e da aparelhagem porque sabemos da necessidade do Ibama e da Sedam. O Cetas será um aliado do estado de Rondônia na preservação da fauna local”, declara.

O analista ambiental do Ibama de Rondônia, Ricardo Mendonça, esclarece que o órgão está concluindo os documentos técnicos para assinar de forma definitiva o recebimento. O intuito é de que o Cetas esteja em funcionamento ainda este semestre. “Estamos muito contentes por podermos receber essa edificação  que tem uma excelente estrutura para abrigar os animais silvestres apreendidos em cativeiro ilegal,  e também os resgatados, oriundos de entrega voluntária, acidentados ou vítimas de maus tratos. Nossa função será recebe-los e reabilitá-los para que possam retornar para a natureza”, afirma.

Cetas

O Cetas foi construído pela Santo Antônio Energia em 2009 nas dependências do campus da Unir, tendo sido considerado na época como o maior e mais avançado do Brasil. Sua função foi receber  os animais que necessitavam de cuidados veterinários, resgatados na área da hidrelétrica e de seu reservatório. Posteriormente, a partir de 2013, recebeu também os animais provenientes do Ibama e da Sedam, mas a manutenção da edificação permanecia a cargo da Santo Antônio Energia. Em 2019 os animais que estavam no local foram destinados a criatórios conservacionistas de outros estados e o local foi fechado.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

O DIA NA HISTÓRIA - 1 DE ABRIL!

O DIA NA HISTÓRIA - 1 DE ABRIL!

1964 – Membros do Governo do Território, lideranças estudantis e sindicais são presos em Porto Velho e Guajará-Mirim pelo Exército, por ordem do capitão Anachreonte