Saúde investe em atendimento para população da zona rural de Porto Velho

Objetivo é facilitar o acesso das comunidades aos serviços de saúde

Texto: Jainni Victoria (com supervisão de Luciane Gonçalves) Foto: Semusa
Publicada em 17 de julho de 2023 às 16:25

Durante visita, equipe de saúde da localidade realiza serviços de acompanhamento ao controle de hipertensão e diabetes

Durante visita, equipe de saúde da localidade realiza serviços de acompanhamento ao controle de hipertensão e diabetes

Promover atendimento de qualidade e investir em serviços de saúde dignos para toda população de Porto Velho, desde a zona urbana e rural até os distritos e comunidades mais distantes da capital, são algumas das preocupações da gestão municipal.

Para garantir o acesso dos cidadãos que residem em regiões distantes aos atendimentos de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através da USF José Gomes Ferreira, promoveu atendimentos domiciliares para os moradores da comunidade de Bom Jardim, no distrito de Cujubim Grande, no baixo Madeira.

Durante a visita domiciliar, a equipe de saúde da localidade realiza serviços de acompanhamento ao controle de hipertensão e diabetes com aferição de pressão arterial e verificação de glicose, atualização do esquema vacinal, orientações sobre a importância de tomar os medicamentos de maneira correta e marcação de consultas e exames de rotina.

 

População é sempre bem receptiva, com muitos elogios pelo serviço prestado

População é sempre bem receptiva, com muitos elogios pelo serviço prestado

Luciane Lopes, uma das enfermeiras que faz o acompanhamento das visitas, explica que os maiores beneficiados com a iniciativa são os moradores que têm algum tipo de dificuldade de se locomover até a unidade de saúde para receber atendimento.

“A população idosa, moradores de comunidades ribeirinhas, pessoas acamadas ou que enfrentam alguma adversidade para chegar até a unidade são os mais prejudicados com o difícil acesso aos serviços de saúde. Para que essas pessoas não se sintam abandonadas, as visitas domiciliares são atividades realizadas há tempos com o objetivo de prevenir e garantir uma qualidade de vida melhor para os pacientes”, diz Luciane.

Segundo a enfermeira, a população é sempre bem receptiva, com muitos elogios pelo serviço prestado. “Eles sempre ficam muito felizes e agradecem com um sorriso no rosto. E para nós isso é muito gratificante, um sentimento de missão cumprida e objetivo alcançado”, afirma.

Ao todo, mais de 980 crianças participaram das atividades de educação e promoção à saúde bucal

Ao todo, mais de 980 crianças participaram das atividades de educação e promoção à saúde bucal

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

Proporcionar saúde e bem-estar para os alunos das escolas municipais e estaduais da zona urbana e rural de Porto Velho é um dos objetivos do Programa Saúde na Escola (PSE). Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) realizou atividades de prevenção e promoção à saúde infantojuvenil nas Escolas Municipais José Rodrigues, na comunidade Morrinhos, e Maria Casaroto Abati, em Vista Alegre do Abunã e Morrinhos.

Ao todo, mais de 980 crianças participaram das atividades de educação e promoção à saúde bucal. As atividades envolvem orientação sobre os cuidados com a saúde bucal através da escovação correta, aplicação de flúor, entrega de kits de higiene bucal e palestras educativas e dinâmicas.

Segundo a gerente do posto de saúde Morrinhos, Patrícia dos Santos Silva, o maior objetivo da ação é estabelecer medidas educativas dentro das escolas a fim de garantir a saúde bucal das crianças.

“Educar as crianças sobre os cuidados que elas devem ter com a boca é fundamental para diminuir os índices de cárie e dentes perdidos. Ensinando desde cedo as técnicas de escovação correta e estimulando os cuidados bucais, conseguimos promover uma vida adulta mais saudável”, afirma a gerente.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook