Sedam intensifica ações de conscientização e massifica prevenção contra queimadas e incêndios florestais
As atividades promovidas pela Sedam, fazem parte do Programa de Fiscalização Preventiva e Educação Ambiental, que contam com apoio de órgãos e das prefeituras municipais
Carreata educativa realizada na cidade de Cacoal, movimenta a semana do meio ambiente.
O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), iniciou, ainda no mês de março, ações de conscientização para prevenir queimadas e incêndios florestais em todo o Estado. São ações que têm como objetivo, sensibilizar a sociedade para combater e informar à respeito de doenças respiratórias que ocorrem neste período de verão amazônico.
As atividades promovidas pela Sedam fazem parte do Programa de Fiscalização Preventiva e Educação Ambiental que consistem em uma abordagem de sensibilização da comunidade, quanto à importância da preservação ambiental, que contam com o apoio de órgãos como a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBM), Defesa Civil e prefeituras municipais.
De acordo com a coordenadora de educação ambiental da Sedam, Maricélia Cantanhêde, com a chegada do período de estiagem, os trabalhos de prevenção e combate às queimadas no estado são intensificadas. “Dentro desta temática, estamos desenvolvendo diversas ações, tais como a articulação de parcerias com os municípios, pit stops, cursos de capacitação, seminários, blitz educativas, dentre outras ações”.
Os trabalhos que estão sendo realizados pela Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam) são guiados pelo relatório de focos de calor, disponibilizado pela Coordenadoria de Geociências da própria Sedam, sendo importante para identificar os municípios que estão comprometidos com os eventos de queimadas, prevenindo assim, focos de incêndio nestas regiões.
Maricélia ainda pontua que o Governo de Rondônia está comprometido em orientar o produtor e a população em geral, para que os recursos ambientais sejam utilizados de maneira correta, protegendo o meio ambiente de maneira eficiente, sem atrapalhar o desenvolvimento.
“É um trabalho de extrema importância, pois acreditamos que a mola propulsora do desenvolvimento é a educação. Para isso, precisamos intensificar o processo educativo e de sensibilização, para evitarmos os impactos ambientais”, finaliza Maricélia.
Audiência pública debate o Plano Municipal de Saúde
Participação popular contribui para a formulação de planejamento eficiente por mais quatro anos
100 anos da BCG: como a vacina mudou história do combate à tuberculose
Pesquisadora da Fiocruz aponta imunizante como "grande vitória"
Reciclagem: Coleta de embalagens segue até o dia 6 de julho
Todo o material recolhido durante o mês de maio e parte de junho será destinado, como doação, aos cooperados, que farão a destinação correta desses resíduos
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook