Sedam realiza capacitação de monitoramento da fauna na Reserva Extrativista Pacaás Novos

O Programa "Monitora" trata do monitoramento da biodiversidade na Unidade de Conservação e visa pesquisar as respostas dos ecossistemas face às interações humanas

Lívia Balbino Fotos: Daniela Moreira Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 20 de maio de 2021 às 15:28
Sedam realiza capacitação de monitoramento da fauna na Reserva Extrativista Pacaás Novos

Programa “Monitora” foi implantado em Rondônia em 2017

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por meio da Coordenadoria de Unidade de Conservação (CUC), realizou no mês de maio o curso de capacitação do Programa “Monitora”. A atividade foi promovida na Reserva Extrativista Pacaás Novos, em Guajará-Mirim, Unidade de Conservação estadual de uso sustentável. O “Monitora” foi criado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) com a adesão do Governo de Rondônia e apoio do Programa de Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa).

O Programa realiza a atividade de monitoramento da biodiversidade na Unidade de Conservação e visa pesquisar as respostas dos ecossistemas face às interações humanas. Dentre as respostas pretendidas estão as mudanças climáticas e demais vetores de pressão e ameaças, além de prever o envolvimento de colaboradores de diferentes perfis e em diferentes etapas do monitoramento da biodiversidade, uma vez que os gestores são poucos frente aos diversos desafios de gestão e podem enfrentar dificuldades em investimento de esforços adicionais às atuais demandas.

População tradicional da região também participa da capacitação

As populações tradicionais residentes dentro ou no entorno de Unidades de Conservação, por exemplo, devem representar um dos grupos principais de participantes. Outra estratégia de envolvimento importante está relacionada aos programas de voluntariado nas unidades, ao capacitar moradores tradicionais e técnicos da CUC, a Sedam promove o fortalecimento do protagonismo das comunidades locais na gestão e no uso sustentável dos recursos naturais. Essa integração auxilia a potencialização da proteção das Unidades de Conservação estaduais obtendo resposta positiva no enfrentamento às mudanças climáticas.

O coordenador de Unidades de Conservação, Fábio França, destaca os resultados positivos já alcançados das ações realizadas com os devidos cuidados que o momento requer, como o distanciamento recomendado e o uso de máscara e álcool gel. “A proteção das Unidades de Conservação e do modo de vida dos moradores tradicionais tem sido uma das metas prioritárias da Sedam, que também tem repreendido com firmeza as tentativas de invasão nas reservas”, diz Fábio França.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook