Seja mesário voluntário nas Eleições 2022

O mesário é o representante da Justiça Eleitoral na mesa receptora de votos no dia das eleições

Seção de Comunicação Social do TRE-RO
Publicada em 18 de maio de 2022 às 15:53
Seja mesário voluntário nas Eleições 2022

As eleitoras e os eleitores maiores de 18 anos já podem se inscrever para atuar nas Eleições 2022 como mesárias e mesários voluntários. As inscrições podem ser feitas pelo site oficial do TRE-RO, preenchendo uma ficha ou entrando em contato por telefone com o cartório eleitoral em quem o eleitor está inscrito.

A Justiça Eleitoral em Rondônia destaca a importância desse auxiliar, buscando, assim, aumentar o percentual de cidadãos que se dispõem a atuar, de forma voluntária, como mesários nas eleições gerais de 2022.

Além da oportunidade de atuar efetivamente para o fortalecimento da democracia brasileira e do Estado Democrático de Direito, os mesários são recompensados com o direito a dois dias de folga no trabalho para cada dia de contribuição. Além disso, a atuação como mesário pode servir como critério de desempate em concursos públicos (caso esteja previsto no edital).

É importante lembrar que, ao se inscrever, o eleitor demonstra para a Justiça Eleitoral que gostaria de exercer a função de mesário, mas sua nomeação não é garantida; pode não haver vaga no local de votação ou ele ter algum impedimento.

Os candidatos ao programa precisam ficar atentos às restrições. Não podem ser mesários: os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o 2º grau, inclusive, o cônjuge; membros de diretórios de partido político, desde que exerçam função executiva; autoridades e agentes policiais; funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo; eleitores menores de 18 anos; e os que pertençam ao serviço eleitoral.

Democracia se faz com a participação de todos. Faça parte dessa ação e seja um mesário voluntário.

Inscrições aqui.

Siga-nos no Instagram.

Siga-nos no Facebook.

Siga-nos no Twitter.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook