Semana do Meio Ambiente: Atitudes simplesmente sustentáveis

A sustentabilidade agrega tantos sinônimos quanto às mudanças sociais que se apresentam num ritmo constante

Assessoria de Comunicação Institucional
Publicada em 03 de junho de 2020 às 13:02
Semana do Meio Ambiente: Atitudes simplesmente sustentáveis

Em plena Semana Nacional do Meio Ambiente, a maneira de agir em relação à natureza ganha significados mais abrangentes do que as palavras usadas frequentemente, como preservação e conservação. A sustentabilidade agrega tantos sinônimos quanto às mudanças sociais que se apresentam num ritmo constante. O Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Gestão Socioambiental - Nages, do Tribunal de Justiça de Rondônia, busca, em meio à pandemia e aos hábitos que todos são obrigados a adotar, o equilíbrio, que se alcança com a consciência sobre a mão dupla que é a ação do homem e a reação da natureza.

Desde 1981, os primeiros cinco dias do mês de junho foram instituídos, em decreto, como a Semana Nacional do Meio Ambiente. A finalidade é promover a participação da comunidade na preservação do patrimônio natural do Brasil e, geralmente, as comemorações ocorrem com grandes eventos como palestras, atividades recreativas em contato com a natureza, oficinas com temáticas ambientais e outros que, hoje, ocasionariam as aglomerações que todos devem evitar, devido ao risco de contágio do coronavírus.

Confira a seguir algumas dicas para ser mais sustentável no dia a dia: 

Delivery e embalagens

Semana post3.2

Neste período, as pessoas acostumadas a fazerem suas refeições fora de casa, estão utilizando mais os serviços de entrega e, certamente, produzindo mais materiais que, devidamente descartados, podem ser destinados para reciclagem. A simples atitude de separar o lixo seco do úmido já ajuda. Lembre-se de limpar os resíduos de alimentos das embalagens antes de colocá-la na lixeira.

Sacolas plásticas

Semana post3.3

Evite usá-las, mas quando precisar, tenha em mente que a reutilização desse material pode diminuir consideravelmente o trabalho da natureza. Ao invés de comprar sacos de lixo, aproveite as sacolas onde suas compras foram colocadas. Lembre-se de borrifá-las com uma solução de água e água sanitária para desinfetar. 

Garrafas Pet

São utilizadas tanto para reutilização quanto para reciclagem. Aplicativos como o Cataki e Rota de Reciclagem podem ser acionados. 

Alimentos

Semana post3.4

Somente o necessário: esta é uma boa e sustentável atitude, principalmente se lembrarmos que o que se joga fora poderia alimentar alguém. Pesquise sites com receitas de aproveitamento de alimentos, especialmente talos de verdura para novas receitas e raízes para plantio em vasos ou jardim.

Energia elétrica 

Semana post3.5

Além de economizar na hora de pagar a conta, usar a luz natural durante o dia, com uma janela aberta, pode ser benéfico para a saúde e para o Meio Ambiente. 

Água

Semana post3.6

Hábitos como fechar a torneira enquanto escova os dentes e o chuveiro enquanto se ensaboa fazem bem para a sua economia e para a preservação dos recursos naturais. Colocar uma válvula reguladora na descarga do vaso sanitário e aproveitar a água da máquina de lavar para a limpeza da casa também são boas práticas.

Panela de pressão

É uma grande aliada na economia de gás, já que cozinha em menos tempo. 

Óleo de cozinha

Armazene esse resíduo altamente poluente em recipientes que possam ser destinados para reutilização. Algumas pessoas o utilizam para produzir sabão caseiro.

Eletrodomésticos

Semana post3.7

Fogão e geladeira

Mantenha a geladeira longe do fogão, para evitar que consuma mais energia ao compensar o calor emitido durante o uso. E quando for cozinhar, retire os insumos todos de uma vez para evitar abrir a geladeira várias vezes, pois isso também consome mais energia. 

Secadora de roupa

Semana post3.8

Rondônia tem temperatura que dispensa secadoras. Invista em varais e, se for caso, use os retráteis, para poupar espaço. Assim se economiza a energia que esse eletrodoméstico consome exageradamente e na hora de passar as roupas também, pois penduradas elas amassam menos.

Bicicleta

Já pensou em usar a bike para diminuir a emissão de gases poluentes do carro?

Pequeno Produtor

Semana post3.9

Ao comprar produtos em comércios pequenos como mercadinhos você pode estar ajudando de várias maneiras, pois além do incentivo ao comércio local, evita deslocamentos de longa distância e consequentemente emissão de gases poluentes.

Alimentos orgânicos 

Sempre que possível compre os alimentos orgânicos, pois são produzidos com respeito ao meio ambiente e à saúde, já que são livres de agrotóxicos e outras substâncias químicas ofensivas.

Ventilador 

Se o dia não estiver tão quente, use o ventilador ao invés do ar-condicionado. A diferença de consumo de energia entre os dois é grande.

Baterias e pilhas 

Ao usar as recarregáveis você ajuda a diminuir a produção e o descarte inadequado desses produtos que tanto agridem a terra.

Compostagem 

Semana post3.10

Fazer compostagem com cascas de frutas e legumes pode transformar o lixo orgânico da sua casa em saúde para as suas plantas.

Plante uma árvore

Semana post3.11

Se não tiver espaço em casa, escolha um local no seu bairro. Essa atitude simples é um exemplo para as futuras gerações.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook