Semasf comunica famílias que estão com CPFs irregulares no CadÚnico
Os benefícios podem ser suspensos caso não sejam regularizados
Após o Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) divulgar em dezembro de 2023 que muitos Cadastros de Pessoas Físicas (CPFs) estão irregulares, a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), iniciou o ano comunicando os beneficiários do Cadastro Único que regularizem a documentação para não ter o benefício suspenso. Ao todo, são 66 registros desatualizados.
Segundo a secretária da Semasf, Mirian Madalon, os dados do CadÚnico possibilitam ao Governo Federal averiguar quais famílias precisam dos benefícios e serviços dos programas sociais que estão disponíveis. Ela informou que a Semasf está com foco na atualização dos dados dessas famílias para que elas não percam seus direitos.
Os auxílios atingiram quase 20 mil pessoas com a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), Benefício de Prestação Continuada (BPC), Programa Bolsa Família (PBF), entre outros, no fim do ano passado.A Taxa de Atualização Cadastral (TAC) do município é de 83,9%, bem próxima da média nacional é 86,7%.
A coordenadora do CadÚnico do município, Deise Braga Minatelli, ressaltou que os dados do sistema são usados para o mapeamento das vulnerabilidades locais e o planejamento das ações e a seleção de beneficiários dos programas sociais geridos pelo estado e município. Ela comunicou que cerca de 23.600 famílias estão inseridas no Cadastro Único.
O CadÚnico é uma ferramenta social de identificação e caracterização socioeconômica das famílias de baixa renda residentes no território brasileiro com renda mensal de até ½ salário mínimo por pessoa. Atualmente no município, são mais de 13 mil famílias cadastradas nessa condição.
INSS testa inteligência artificial para identificar fraudes
Sistema analisará atestados médicos e outros documentos
Ministério da Educação adia publicação de edital do Fies
Fundo de Financiamento Estudantil passa por mudanças
Presidente do TJRO recebe jornalistas para apresentar ações prioritárias
Desembargador Raduan Miguel destacou o papel da imprensa no diálogo com a sociedade
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook