Semasf realiza o 1º Seminário de Serviço de Acolhimento Familiar

Evento recebeu representantes de 24 municípios de Rondônia, Acre e Pará

Gabriela Suematsu Fotos: Marcelo Morais
Publicada em 31 de maio de 2023 às 17:26
Semasf realiza o 1º Seminário de Serviço de Acolhimento Familiar

O 1º Seminário de Serviço de Acolhimento Familiar iniciou, na noite de terça-feira (30), para mais de 500 inscritos, no auditório Leila Barreiros (1º distrito). O evento é promovido pela Prefeitura de Ji-Paraná, organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Família (Semasf). Ele  recebeu representantes de 24 municípios rondonienses e dos estados do Acre, Pará e Mato Grosso do Sul.

Representando o Prefeito Isaú Fonseca (União Brasil), o secretário municipal de Administração (Semad), Jônatas França, ressaltou a importância da implantação do Serviço de Acolhimento Familiar no município e de ele estar entre as prioridades dessa gestão.

Jônatas França frisou que uma das ações é ampliar o serviço para que mais famílias acolhedoras sejam capacitadas, e para que mais crianças, com os direitos violados, tenham um atendimento diferenciado e saudável dentro de um ambiente de convívio familiar.

A secretária da Semasf, Mirian Madalon, afirmou que está feliz com a realização do seminário, que marca um ano da implantação da Família Acolhedora em Ji-Paraná. Ela disse que uma criança ou adolescente que está em um momento difícil, se desenvolve melhor em uma família do que em uma instituição.

O evento ocorre na terça-feira (30) e quarta-feira (30), com apresentações musicais dos alunos da Orquestra em Ação e depoimentos gravados de famílias acolhedoras do município.  O palestrante convidado, o psicólogo João Valério Alves Neto, do Rio Grande do Norte, foi o principal mediador do seminário com a palestra “Acolhimento Familiar com vistas à Proteção Integral de Crianças e Adolescentes – cenas da implementação e fortalecimento do SGDCA”.

Para ele, Ji-Paraná está de parabéns por tratar como prioridade o serviço de acolhimento familiar. Diferente de muitas situações que ocorrem em todo o Brasil, e que não oferecem uma assistência social adequada aos indivíduos que estão com os direitos violados. João Valério elogiou a atual gestão municipal por incentivar e manter equipes voltadas para essa atividade.

O 1º Seminário de Serviço de Acolhimento Familiar contou com representantes do governo de Rondônia, Ministério Público de Rondônia (MPRO), Defensoria Pública de Rondônia, conselhos tutelares e secretarias municipais e estaduais, e representaram a Câmara Municipal de Ji-Paraná, o presidente Welinton Fonseca (MDB) e Beto Wosniach (PDT).

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook