Semed recebe visita do presidente do Tribunal de Contas de Rondônia
Durante a reunião, foram debatidas boas práticas na gestão escolar
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), recebeu, na quarta-feira (16), no auditório da Semed, bairro Urupá (1º distrito), o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Paulo Curi Neto, para uma reunião de ajustes relacionada às práticas da gestão escolar.
O encontro faz parte do ciclo de visitas técnicas em diversos municípios rondonienses, realizadas pelo TCE, para discutir temáticas importantes relacionadas à educação. Entre os temas explorados, destacam-se o ICMS educação, Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic), Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Rondônia (Saero) e Busca Ativa Escolar.
O Paic acontece em cooperação com outras redes municipais de ensino e tem o objetivo de melhorar os resultados educacionais, com foco na alfabetização. Ji-Paraná e demais municípios fazem parte do Bloco III, dentro do cronograma do TCE.
Participam da formação e avaliação 10 escolas municipais escolhidas pelo TCE: EMEF Tupi, EMEIEF Jamil Vilas Boas, CMEIEF Prof.ª Maria Antônia, EMEF Profº Almir Zandonadi, CMEIEF Ruth Rocha, CMEIEF Parque dos Pioneiros, EMEIEF Barbara Heliodora, EMEIEF Adão Valdir Lamota, EEEFM Profº Paulo Freire e EMEF Nova Aliança.
Atualmente, o município realiza diversas formações com professores, gestores e diretores, e conta com duas coordenadoras da Rede Municipal de Ensino (RME) para o programa, Silvani Figueiredo e Alessandra Zetolis. A meta é que 85% dos alunos estejam alfabetizados no 1º ano e 100% no 2º e 3º ano.
Debatendo sobre a Busca Ativa Escolar, que envolve um trabalho em conjunto com as secretarias municipais de Saúde (Semusa) e Assistência Social e Família (Semasf), o presidente do TCE pontuou que o município se destaca com boas ações para combater a evasão escolar.
A visita teve como foco, ajudar a educação municipal a se desenvolver de forma estratégica. Paulo Curi Neto ofereceu ainda o Programa de Pós Graduação e cursos do Tribunal para os gestores escolares, com o intuito de capacitar mais os profissionais que atuam de frente na educação de Ji-Paraná.
Além da mobilização, a equipe do TCE se colocou à disposição para traçar o plano de ação da prefeitura, auxiliando na ordenação de despesas da Educação da maneira correta.
Agosto: Mês da Conscientização sobre a Esclerose Múltipla
Como diferenciar Esclerose Múltipla de Esclerose Lateral Amiotrófica?
Crescem casos de internações associados ao rinovírus entre crianças
Não há indícios de que pode ser uma retomada da covid-19
Técnicos da atual edição da Champions League que já foram campeões na competição
A “Orelhuda” atrai os olhares de muitos fãs e atletas
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook