Semusa promove pit-stop do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS

Evento será realizado nesta quarta-feira, dia 1º, a partir das 8 horas

Marco Bernardi Fotos: Arquivo Ascom
Publicada em 30 de novembro de 2021 às 09:12
Semusa promove pit-stop do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realiza, nesta quarta-feira (1º), um pit-stop em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. A ação acontece, a partir das 8h, no cruzamento da avenida Marechal Rondon com a Rua dos Mineiros, em frente ao supermercado.

O pit-stop é realizado pela Semusa, em uma ação conjunta da Divisão de Vigilância Epidemiológica e do Serviço de Assistência Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis (SAE-IST).

“Nossa intenção é conscientizar, para que a população procure fazer os testes rápidos. Para realizar o teste, é necessário apresentar um documento de identificação com foto e o cartão do SUS”, explicou Frank Francys, diretor do SAE-IST.

A enfermeira da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Márcia Gisele Peixoto Kades, destacou que boa parte da população infectada pelo HIV, vírus que provoca a AIDS, tem entre 18 e 35 anos.

“Boa parte das pessoas atendidas em Ji-Paraná tem entre 18 e 35 anos. São jovens que contraíram o vírus em relações sexuais sem o uso do preservativo. Nosso objetivo é conscientizar a população para a importância do preservativo e também a realização do teste rápido”, reforçou Márcia.

A AIDS é a doença causada pelo vírus HIV, que pode ser transmitido por contato sexual sem preservativo com pessoa contaminada, transfusão sanguínea ou pelo compartilhamento de objetos perfurocortantes.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook