Semusa realiza ações de combate a sífilis em unidades de saúde
Campanha incentiva prevenção, diagnóstico e tratamento, principalmente às gestantes e seus parceiros
Depois da primeira Caminhada Todos Contra a Sífilis realizada na tarde do último sábado,19, no Espaço Alternativo, a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho continua a programação de combate a doença.
Segundo a secretária de Saúde do município, Eliana Pasini, o evento do fim de semana foi realizado em alusão ao Dia Nacional de Combate a sífilis e a sífilis congênita instituído por lei como sendo o terceiro sábado de outubro como o dia D.
"O objetivo dessas ações é conscientizar a população", informou a titular da Semusa, destacando mais uma iniciativa da gestão Hildon Chaves que visa o fortalecimento da saúde preventiva.
A campanha teve sequência nesta segunda - feira, 21. Pela manhã, aconteceu a abertura na unidade Ronaldo Aragão no Bairro Nacional e no turno da tarde na Unidade da Estratégia da Saúde da Família Renato Medeiros, no bairro Cidade do Lobo.
Campanha prioriza gestantes e seus parceiros
Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde das Infecções Sexualmente Transmissível – IST da Divisão de Vigilância Epidemiológica/DVS da Semusa, enfermeira Maria de Lurdes Oliveira, a campanha objetiva conscientizar a população sobre os métodos de prevenção e transmissão do agravo, bem como enfatizar a importância do diagnóstico oportuno e do tratamento adequado da sífilis como doença sexualmente transmissível.
Essa ação é resultado de parceria entre o Departamento da Atenção Básica e programas de Saúde da Mulher e Saúde da Criança da Semusa para incentivar ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da sífilis em todas as unidades de saúde, principalmente às gestantes e seus parceiros.
Serão oferecidos: preservativos (masculino e feminino), testes rápidos com orientações sobre o manejo clínico dos pacientes, garantindo o tratamento adequado quando necessário.
Sintero tem audiência com o secretário de Estado da Educação
Diretores de todas as 11 Regionais do Sintero estiveram presentes na reunião, colocando em discussão as principais reivindicações e questionamentos da categoria, respeitando as peculiaridades de cada região
Eu 'amo' a Energisa
Será que ela não gostaria de comprar também a Caerd, os Correios e até o próprio Estado?
Em Vilhena, Presídio Feminino e Casa de Detenção devem informar ao MPF sobre presos à disposição da Justiça Federal, estrangeiros e indígenas
Prazo para prestar informações termina na próxima semana
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook