Sérgio Bringel sobre Grupo Bringel: “inovação e busca pelo crescimento sempre estiveram presentes”

Para Sérgio Bringel, que tem 48 anos e é natural de Parintins (AM), o Grupo Bringel, fundado como uma distribuidora de medicamentos para farmácias

Redação
Publicada em 09 de agosto de 2021 às 08:51

Sérgio Bringel, fundador do Grupo Bringel, afirma que a empresa, referência em fornecimento de produtos e equipamentos hospitalares, sempre teve a inovação e a busca pelo crescimento como referências. “Ousamos muito para crescer, com muito trabalho e vigor. Nunca as adversidades foram dificuldades para nós. Pelo contrário: elas nos amadureceram, nos desafiaram e fizeram com que nós buscássemos mais crescimento”, conta o empresário.

Para Sérgio Bringel, que tem 48 anos e é natural de Parintins (AM), o Grupo Bringel,  fundado como uma distribuidora de medicamentos para farmácias, cresceu e conheceu novos mercados porque “não se acomoda”. “Nós precisamos sempre cobrar dos nossos times a busca pelo crescimento, até porque chega um momento em que não é o dinheiro ou o resultado financeiro, é a disposição, a alegria de ver um projeto de pé”, diz Sérgio Bringel. 

O Grupo Bringel possui mais de 25 anos de atuação no mercado. Hoje, a empresa está consolidada em Manaus e tem braços do Norte ao Sul do Brasil. Além de equipamentos hospitalares, o Grupo trabalha com outros serviços, como esterelização hospitalar, _home care_, pesquisas em biotecnologia e trabalhos na área de comunicação, por exemplo. No entanto, lembra Sérgio Bringel, não foi sempre assim.

Sérgio Bringel : Responsável pelo fechamento de três farmácias da família

No passado, antes de fundar a distribuidora, ele mesmo foi responsável pelo fechamento de três farmácias da família. 

O empresário narra que, por “arrogância da juventude”, quebrou os negócios da família antes de fundar o Grupo Bringel. “Ainda jovem, assumi a empresa dos meus pais em Manacapuru, a 84 km de Manaus.

Eram três farmácias. Como todo jovem, achei que sabia administrar, que conhecia tudo sobre negócios, com aquela arrogância da juventude. Assim, quebrei essas farmácias, porque não tinha experiência, só muita disposição e determinação para lutar”, diz Sérgio Bringel. 

E Sérgio Bringel aprendeu com o erro da juventude.  Hoje, uma das pilastras do Grupo Bringel é a motivação da equipe. Isso significa, segundo o empresário, que a empresa investe no desenvolvimento, também, de seus colaboradores.

“Tem que buscar esse norte para fazer uma entrega à sociedade. Dar emprego para alguém e permitir que essa pessoa, junto contigo, lute o bom combate para dar o resultado para a família, isso é uma entrega social também”, avalia o empresário. 

“Foi necessário ficar atento às oportunidades do mercado”

Além disso, salienta Sérgio Bringel, para erguer o Grupo Bringel, e chegar no patamar em que estão hoje, foi necessário ficar atento às oportunidades do mercado. “Nós comprávamos [no início] do Sul e Sudeste e do Centro-Oeste e a partir de lá atendíamos todo o Estado do Amazonas. E, dois anos depois, começamos a atender o estado de Roraima e parte do estado do Pará”. 

Sérgio Bringel destaca que, a partir da expansão para Roraima e Pará, foi possível identificar novas ramificações para a então Distribuidora Bringel. “Começamos, então, a trabalhar com produtos para a saúde, com a linha hospitalar, atendendo outras empresas, inovando.

A partir disso, montamos uma rede de farmácias forte que veio a ter na cidade de Manaus 30 farmácias”. Segundo o empresário, para chegar ao Grupo Bringel de hoje, no passado, foi preciso também seguir a intuição.

“É o tal do feeling. A gente escolhe os produtos para trabalhar a partir das oportunidades. Apesar de seguirmos estatísticas e analisarmos dados, nós também somos muito intuitivos”, completa.

Comentários

  • 1
    image
    Mara Nice Fernandes Batista 03/12/2022

    Ola querido! Bom dia

  • 2
    image
    Mara Nice Fernandes Batista 03/12/2022

    Ola querido! Bom dia

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook