Serviços de triagem, entrega de kits e solidariedade marcaram ação de testes rápidos do Governo de Rondônia

O método utilizado nos testes rápidos é denominado antígeno que consiste em um exame para detectar a doença desde os primeiros dias de infecção

Jackson Vicente Fotos: Esio Mendes Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 13 de março de 2021 às 08:45
Serviços de triagem, entrega de kits e solidariedade marcaram ação de testes rápidos do Governo de Rondônia

A ação do Governo do Estado ocorreu na modalidade drive thru, no estacionamento do Palácio Rio Madeira, em Porto Velho

Com o objetivo de realizar possíveis diagnósticos da Covid-19 na população, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizou testes rápidos durante toda a manhã de sexta-feira (12) e, também foram desenvolvidos alguns serviços voltados à população como registro de coleta de dados (triagem), prestação de primeiros socorros, exames avaliativos no coração e distribuição de kit de tratamento às pessoas com resultado positivo, além de outros atendimentos oferecidos durante o evento.

A ação do Governo do Estado ocorreu na modalidade drive thru, no estacionamento do Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, onde o cidadão não precisou sair do próprio veículo.

Voluntários pela saúde estiveram presentes na testagem rápida, em Porto Velho.

Obrigatoriamente, como primeira etapa da testagem, as pessoas preencheram uma ficha de atendimento pela equipe do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) de Rondônia, para depois serem submetidas à coleta das secreções nasais por um profissional da saúde.

O método utilizado é denominado antígeno que consiste em um exame para detectar a doença desde os primeiros dias de infecção, ou seja, identificando o vírus com sensibilidade de 93,3% e especificidade de 99,4%. Em pouco mais de dez minutos de espera, as pessoas já recebiam os resultados dos testes.

O interesse em prevenir a doença, bem como os cuidados tomados para evitar a proliferação do vírus, foi destacado pelo produtor musical Diego Alexandre, que participou da ação. “Comecei a sentir sintomas de gripe, por isso decidi fazer o teste”, ressalta.

Da mesma forma, a autônoma Jéssica Nathalia, apresentando sintomas gripais, por prevenção optou em realizar o teste. “Resido com meus pais, inclusive eles vieram comigo em outro veículo. Graças a esta ação, poderemos identificar se estaremos bem de saúde ou não”, conta.

De acordo com informações da Secretaria de Estado de Saúde, todos os resultados foram encaminhados ao Ministério da Saúde, para efeito de registro. De forma facultativa, as pessoas com resultado positivo para coronavírus eram encaminhadas à sala reservada ao exame de Eletrocardiograma (ECG), no intuito de fazer análise e avaliação no coração. Para esses casos, foram distribuídos kits com os medicamentos Hidroxicloroquina e Azitromicina, indicado  pelo ministério para tratar a Covid-19.

VOLUNTÁRIOS

Em solidariedade aos pacientes que estavam na fila para fazer o teste, em Porto Velho, dois voluntários se reuniram para prestar um gesto generoso na distribuição de água, sucos e alimentos. A atitude, partida da produtora de eventos Elisângela Amorin e do autônomo José Bento, comoveu alguns participantes durante o período de realização do drive-thru.

Exemplo de amor ao próximo ficou marcado em mais um drive-thru

Elisângela Amorin acredita na promoção de relações mais humanas e fraternas, capazes de transformar o mundo mesmo em tempos de pandemia. “Notei a presença destas pessoas, inclusive muito delas necessitando de um pouco de amparo. Então, compramos água, biscoitos e até sucos, para dar uma força a elas”, detalha.

José Bento, de 65 anos, respeitando os limites da idade, também consegue colaborar na ação carregando uma caixa térmica com água. Outros recipientes eram usados pelos voluntários para armazenar alguns alimentos e copos de suco embalados. “Tem que ter boa vontade no coração e disposição, particularmente, me sinto feliz e animado em agir desta forma. Vale a pena ajudar o próximo”, destaca contente.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

O DIA NA HISTÓRIA -  13 DE MARÇO!

O DIA NA HISTÓRIA - 13 DE MARÇO!

Em 1912 – Ainda na condição de distrito do município de Humaitá, é criada a Mesa de Rendas Alfandegada de Porto Velho, tendo como chefe o sr. Miguel Rodrigues Souto, declarando-se aberto, o porto da cidade, para importação e exportação (Antonio Cantanhede - Achegas para a História de Porto Velho)