Servidores da Reserva Biológica participam de curso de formação em navegação fluvial
Objetivo foi habilitar equipe para conduzir e tripular embarcações do Instituto Chico Mendes

A Reserva Biológica do Jaru, situada em Ji-Paraná (RO), promoveu de 17 a 21 de fevereiro em parceria com a Marinha do Brasil o curso para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP). Foram 24 alunos participantes, sendo sete servidores da própria unidade de conservação, 11 servidores do NGI Cautário-Guapóré, também situados em Ji-Paraná (RO), e seis policiais militares do estado de Rondônia.
A capacitação visa habilitar servidores públicos a conduzir ou tripular pequenas embarcações de Estado, empregadas na navegação fluvial, a serviço de órgãos públicos, contribuindo assim para fortalecer a segurança desta atividade na área de jurisdição de Unidades de Conservação Federal.
Publicidade
Foram ministradas no curso aulas sobre marinharia, primeiros socorros, sobrevivência do náufrago, regras de manobras, luzes e sinais sonoros, noções básicas de navegação, noções básicas de estabilidade, combate a incêndio, operações com motores diesel, prevenção da poluição do meio ambiente e uma aula prática de pilotagem de embarcações.
De acordo com o chefe da Rebio Jaru, João Paulo de Oliveira Gomes, a capacitação técnica é importante para uma melhor atuação e gestão da unidade de conservação. "A nossa Rebio é cercada por rios e ainda há um estratégico em seu interior, o Rio Tarumã. Os colegas da Cautário-Guaporé também têm realidade semelhante. Mesmo com a disponibilidade de pilotos fluviais para nos apoiar, capacitar nossos servidores para operarem os barcos amplia nossas possibilidades de locomoção em torno das nossas UCs", destaca.
Do contingente de alunos, ao fim 23 obtiveram a habilitação de ETSP, que serão fornecidas pela Marinha do Brasil.
Foto: Leandro Eiró/Rebio do Jaru |
Foto: Leandro Eiró/Rebio do Jaru |
Após colisão de embarcação, DNIT avalia e garante que ponte sobre o Rio Madeira na BR-319/RO/AM está segura
Tráfego está operando normalmente sobre a estrutura que não sofreu danos com o impacto
Com atuação do MPF, Estado de Rondônia adéqua plano de segurança pública às diretrizes nacionais
MJSP e Sesdec confirmaram a adesão total do plano estadual, inclusive na meta de redução da letalidade policial, viabilizando repasses federais
Moradora é a última ganhadora da Promoção da Energisa
Lançada em março de 2024, a ação ofereceu vantagens exclusivas para consumidores que pagaram suas faturas em dia via pix
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook