Servidores do DER recebem capacitação para utilização de extintores de incêndios
A proposta da aula prática é ser uma medida preventiva; para cada situação, existe um extintor específico
A proposta da aula prática é ser uma medida preventiva; para cada situação, existe um extintor específico
Os servidores da 5ª Residência Regional do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) de Rolim de Moura, participaram nesta terça-feira (5), de uma aula prática sobre a utilização de extintores, ministrada pelo 6º Grupamento de Bombeiros Militar do município. A aula foi solicitada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e pela Gerência de Segurança do Trabalho (GST) do DER.
De acordo com o 2º sargento do 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia (CBMRO), Jonas de Oliveira Batista, a aula prática é essencial para que o servidor possa combater o princípio de incêndio efetivamente. “O uso adequado do extintor impede a propagação do fogo, evitando que se torne um incêndio de grande proporção. A proposta dessa aula é ser uma medida preventiva; para cada situação, existe um extintor específico. Também é essencial saber manuseá-los corretamente para prevenir danos maiores. Hoje, simulamos incêndios em madeira e líquido, que foram extinguidos com sucesso pelos participantes”, explicou.
Servidores aprenderam a manusear extintores
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a segurança dos colaboradores e do patrimônio é uma das principais preocupações do Governo de Rondônia. “Os servidores estão sendo capacitados para lidar com eventuais situações de emergência, e diversas medidas preventivas, como treinamentos e melhorias nas estruturas dos órgãos públicos”, ressaltou.
Segundo o servidor do DER, Juliano Júnior Monteiro, participar da aula foi gratificante. “Compreender a utilização dos extintores é fundamental, temos o equipamento aqui na residência ou no veículo, mas não sabíamos como manuseá-lo corretamente”, afirmou.
Conforme o chefe da 5ª regional do DER, Nilson Oliveira os treinamentos e capacitações são valiosos não apenas no ambiente de trabalho, mas também na vida privada, em casa, tornando-se fundamentais para a sobrevivência de quem precisa de ajuda.
A aula também contou com a participação do 1° BM sargento Everton Araújo Macedo, soldado BM, Ermesson Luis Passos de Souza e soldado BM, Ana Michele Taborga dos Santos.
TIPOS DE EXTINTORES
– Extintor com água pressurizada: indicado para incêndios de classe A (madeira, papel, tecido e materiais sólidos em geral). A água atua por resfriamento e abafamento, dependendo da forma como é aplicada.
– Extintor com pó químico seco: recomendado para incêndios de classe B (líquidos inflamáveis), atuando por abafamento. Também pode ser utilizado em incêndios de classes A e C.
– Extintor com gás carbônico: Adequado para incêndios de classe C (equipamentos elétricos energizados), por não ser condutor de eletricidade. Pode ser empregado igualmente em incêndios de classes A e B.
– Extintor com pó químico especial: indicado para incêndios de classe D (metais inflamáveis), agindo por abafamento.
Prefeitura divulga lista de crianças que farão parte do Clube do Livro
Lançamento oficial do projeto será no próximo dia 11 de março
Prefeitura inicia regularização fundiária urbana do loteamento Parque Amazônia
Atendimento aos moradores para levantamento socioeconômico e abertura de processo acontece até sábado (9)
Prefeitura publica decreto para dar início à regularização fundiária do bairro Terra Prometida
Bairro é ocupado por cerca de 800 famílias
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook