Setembro Amarelo: Projeto Despertar para a Vida realiza ações em Pimenta Bueno e Cacoal
Iniciativa da deputada Jaqueline Cassol tem levado informações sobre depressão, ansiedade e suas consequências
O Projeto Despertar para a Vida, ação da deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) em parceria com a Fundação Milton Campos, realizou palestras nos municípios de Pimenta Bueno e Cacoal entre quinta (11) e sexta-feira (12). Participaram alunos, educadores, pais, servidores da saúde pública e lideranças políticas.
A palestrante Kesia Mesquita, presidente do Instituto Débora Mesquita e pós graduanda em prevenção e pósvenção ao suicídio, conversou com os presentes sobre o gerenciamento das emoções, o enfrentamento da depressão, ansiedade e suas consequências. O Projeto Despertar para a Vida já esteve em cinco municípios e levou informações para cerca de mil pessoas.
A deputada federal Jaqueline Cassol destacou que a ação tem o objetivo de conscientizar e levar informações capazes de auxiliar no enfrentamento desses problemas, que têm sido cada vez mais percebidos na sociedade. “Esse projeto nasceu em meu coração antes de eu ser candidata, mas quando comecei minha andança pelo estado percebi como essas doenças estão presentes no convívio de muitas pessoas em diferentes lugares e esferas sociais. Então me comprometi a ajudar.”
Cacoal
A escola Carlos Drummond de Andrade e o Instituto Educacional Soma receberam as atividades do Projeto Despertar para a Vida nas últimas quinta e sexta-feira. Kesia Mesquita conversou com os estudantes dos ensinos médio e fundamental sobre Valorização da Vida e a importância de falar sobre as emoções e sentimentos. No Instituto Soma, Kesia também conversou com os pais e professores e deu orientações sobre como perceber e auxiliar a pessoa que precisa de ajuda.
Pimenta Bueno
Em Pimenta Bueno o Projeto Despertar para a Vida foi realizado no Centro Cultural da cidade. Dezenas de moradores do município e região participaram. A deputada federal Jaqueline Cassol também compareceu.
A supervisora escolar da Secretaria Estadual de Educação, Juliana Siqueira, também participou e destacou que os profissionais da área convivem com muitas pessoas com depressão e falta a instrução correta sobre o assunto. “A palestra foi muito relevante em muitos aspectos, pois deu uma luz sobre o assunto, mostrou um caminho. Foi muito esclarecedor”.
A vereadora Dina da Maderon (PP), agradeceu a iniciativa da deputada e frisou a importância da palestra por oferecer informações, ainda consideradas tabus. “A depressão tem que ser tratada, é uma doença. Esse projeto tem sido muito importante para a sociedade justamente por debater esses temas.”
Anderson Pereira entrega cestas básicas para famílias afetadas por operação do Ibama
Com a mobilização, Anderson visa contribuir para minimizar o sofrimento de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social
Câmara disponibiliza nova participação dos cidadãos em projetos de lei
A ferramenta, ainda em período de testes, cria novas formas para que as pessoas possam opinar sobre a redação dos projetos em discussão, bem como facilita a elaboração de sugestões que podem subsidiar pareceres dos relatores responsáveis por apreciar as propostas
Bolsonaro continua com dieta cremosa, diz boletim médico
O boletim informa ainda que o presidente está sem febre e sem dor, com melhoria progressiva do quadro geral e dos movimentos intestinais
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook