'Seus nomes, seus legados estão eternizados', diz Márcio Nogueira ao inaugura o Relicário da Advocacia em homenagem às vítimas da covid-19

Com a presença de amigos e familiares, todos aqueles que foram vitimados pela doença tiveram os seus nomes fixados em pedras que agora fazem parte da fonte, símbolo de vida, da OAB-RO

Ascom OAB/RO
Publicada em 02 de novembro de 2022 às 16:48
'Seus nomes, seus legados estão eternizados', diz Márcio Nogueira ao inaugura o Relicário da Advocacia em homenagem às vítimas da covid-19

Eternizado! Assim estão todas as memórias e os nomes de advogados, advogadas, colaboradores da OAB Rondônia que faleceram vítimas da covid-19. Nesta quarta-feira, 2 de novembro, Dia de Finados, a Seccional inaugurou o Relicário da Advocacia, na fonte da sede, em Porto Velho.

Com a presença de amigos e familiares, todos aqueles que foram vitimados pela doença tiveram os seus nomes fixados em pedras que agora fazem parte da fonte, símbolo de vida, da OAB-RO. “Eles não foram apenas números. São pessoas que fizeram e ainda fazem parte da nossa história e que merecem esse ato de justiça. A OAB é um corpo só e tínhamos essa necessidade de homenageá-los. Seus nomes, seus legados estão eternizados”, diz.

Naiara Mariane Araújo Correa perdeu o irmão do coração Denis Alberto Macieira dos Santos, colaborador da Seccional. “Ficou uma lacuna muito grande e é importante a gente saber que ele está sendo lembrado. Ele se doava, ele amava o que fazia e fazia de coração. Você via o brilho nos olhos e o prazer que ele tinha de estar aqui. E o filho dele, o Miguel, a gente vai levar essa homenagem pra ele”, disse.

Da mesma forma, a advogada Zilma Gaspar Pereira, que perdeu amigos e o esposo José Renato Pereira, também agradeceu pela homenagem e disse o quanto é importante ter esse reconhecimento. “Passei a minha vida com meu esposo e receber essa homenagem hoje é muito gratificante. Ele sempre esteve presente em meu trabalho, me acompanhava sempre na OAB. Só tenho a agradecer essa linda homenagem”, disse

“Registramos aqui 34 sonhos interrompidos, 34 sorrisos que não mais serão distribuídos. Foram 34 vidas perdidas, ou melhor, nas palavras de Guimarães Rosa, foram 34 encantamentos, já que ele dizia: ‘as pessoas não morrem, ficam encantadas’, frisou Larissa Rodrigues, secretária adjunta e presidente da Comissão Especial do Memorial às Vítimas da Covid-19.

Aline Silva, secretária-geral da Ordem, lembrou o quanto as perdas afetaram a todos e destacou que a homenagem representa a importância que cada nome ali colocado, na fonte, tinha para toda OAB. “Todos nós fomos afetados. E hoje é um dia especial que eternizamos cada vida que passou por nós. Nossos amigos, nossos familiares, nossos colegas. São sentimentos compartilhados”, disse.

Relicário da Advocacia

O memorial foi uma sugestão dos conselheiros seccionais Aline Pinheiro e Nelson Maciel, apresentado ao presidente Márcio Nogueira, e aprovado por todo o Conselho Seccional. Em seguida, foi criada a Comissão Especial do Memorial às Vítimas da Covid-19, presidida pela secretária adjunta Larissa Rodrigues, tendo na vice-presidência Nelson Maciel; como secretária-geral Brenda Mazzulo e a membro Aline Pinheiro.

A partir de então, foram realizados os levantamentos dos nomes, feito contato com as famílias e organizada a criação do Relicário da Advocacia, físico e virtual. O físico está localizado na fonte, em frente à sede da OAB-RO e o virtual pode ser acessado no link https://relicario.oab-ro.org.br/.

CONFIRA AQUI GALERIA DE FOTOS

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook