Sicoob Credisul e Favoo implantam primeira Cooperativa Mirim
A Coopbee é uma associação de 70 alunos, de 8 a 12 anos, dos 6º e 7º anos do ensino fundamental da escola Favoo, que sob a direção das educadoras Giovana Santos, Rosimeire Roldão e Eneli Araújo, professora-orientadora, deram vida ao projeto
A Sicoob Credisul e a escola Favoo realizaram, em parceria com o Instituto Sicoob, na sexta-feira, 19 de maio, a cerimônia de fundação e posse da Cooperativa Mirim, Coopbee, em Vilhena (RO). Durante o evento, o grupo aprovou o Estatuto Social, apresentou o logotipo e chapa eleita dos Conselhos de Administração e Fiscal.
A Coopbee é uma associação de 70 alunos, de 8 a 12 anos, dos 6º e 7º anos do ensino fundamental da escola Favoo, que sob a direção das educadoras Giovana Santos, Rosimeire Roldão e Eneli Araújo, professora-orientadora, deram vida ao projeto.
O logotipo criado pelo próprio grupo reúne mãos representando diferentes povos, e pinheiros que indicam o Sistema OCB. As estruturas hexagonais não só lembram a escola Favoo, mas também refletem a natureza cooperativa das abelhas, que deu origem ao nome “COOPBEE”. As cores vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e violeta, são referências da antiga bandeira internacional do cooperativismo.
Na cerimônia, os membros dos Conselhos de Administração e Fiscal foram empossados: Isabella Roldão Novakowski como presidente; Carolina Baldin Batista, secretária e Maria Luiza Macedo Baldin, tesoureira. Os estudantes escolhidos para compor o Conselho Fiscal foram: Murilo Ferreira Fernandez Campos, Tarcisio Rumanzki Ramos Freire e Larissa Petrillo Torresan. Os novos líderes exibiram o Estatuto Social e explicaram qual será o objeto de aprendizagem, que resultou na escolha de um produto que formará o caixa da cooperativa para iniciar as atividades de resgate da memória e cultura dos pioneiros de Vilhena.
Durante a solenidade de posse e formação dos conselhos definitivos, Murilo Ferreira Fernandez Campos, presidente da comissão provisória, destacou a responsabilidade e animação com a Coopbee. “Quero contribuir com o meu melhor para a cooperativa. Ter voz, ouvir, dar minha opinião e com a força da cooperação ajudar a transformar a nossa cidade”.
Adevania Silveira, gerente de marketing, comunicação e relações institucionais da Sicoob Credisul, falou que as discussões para a implementação da Cooperativa Mirim começaram em 2019, mas devido à pandemia da covid-19, a efetivação da iniciativa foi adiada e o planejamento voltou a acontecer em fevereiro deste ano. “O programa Cooperativa Mirim tem uma importância muito grande para todos nós, pois estimula as crianças a criarem, terem autonomia, protagonismo, liderança e olharem para a educação financeira. Acredito que os mais novos cooperados poderão ser para a sociedade indivíduos coletivos, responsáveis e agentes de mudança”.
A presidente da Favoo, Carolina Navarro Torres, exalta o entusiasmo dos alunos e professores, com mais esse projeto. “Estamos formando o futuro do cooperativismo. Eu e toda equipe, acreditamos que através das lições da Coopbee, nossas crianças vão ajudar muito a nossa escola e comunidade, sendo pessoas menos competitivas, mais preocupadas com o mundo e com o próximo”, pontua.
Para prestigiar a cerimônia de fundação e posse estavam Ivan Capra, presidente do Conselho de Administração da Sicoob Credisul; Vilmar Saúgo, diretor executivo da Sicoob Credisul; Altair Schramm, presidente da Central Sicoob Norte; Francisco Barbosa, diretor operacional da Sicoob Norte; Raimundo Nonato, Pessoa de Desenvolvimento Estratégico; Rodrigo Alves, diretor do Ensino Superior da Favoo; Salatiel Rodrigues, presidente do Sistema OCB/RO e Onofre Cezário, presidente do Sistema OCB/MT, além de professores, pais e alunos da Favoo.
MPRO cobra fiscalização no trânsito de Ouro Preto do Oeste após denúncias de direção perigosa praticada por menores de idade
A reunião aconteceu na última terça-feira (23) na Sede das Promotorias de Justiça do Município
Poluição sonora na Praça dos Pioneiros motiva recomendação do MP ao Município de Cerejeiras, PM, PRF e Dnit
Medida foi adotada em atendimento a abaixo-assinado da comunidade
Canal de denúncias da Senacon já recebeu mais de mil denúncias contra postos de combustíveis
Ação faz parte do Mutirão do Preço Justo, que visa proteger consumidores diante de aumentos injustificados; Minas Gerais lidera a lista
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook