Sistema de tratamento de água em Ariquemes é a primeira do estado a ter gerador de cloro próprio

O investimento garante maior segurança operacional e ambiental

Assessoria de Comunicação/Aegea RO
Publicada em 21 de abril de 2022 às 10:14
Sistema de tratamento de água em Ariquemes é a primeira do estado a ter gerador de cloro próprio

Na tarde de ontem (20), fechando a semana do 2° Simpósio de Arquitetura e Urbanismo, com tema Desafios na Engenharia: "Inovação, Tecnologia, Sustentabilidade e Empreendedorismo”, da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – Unifaema, a concessionária Águas de Ariquemes, recebeu acadêmicos para uma visita técnica a Estação de Tratamento de Água – ETA,  e apresentou o novo sistema de gerador de cloro, equipamento responsável pela produção de hipoclorito de sódio, utilizado no processo de tratamento da água (etapa de desinfecção).

O investimento da concessionária, além de colaborar com o desenvolvimento sustentável do município, assegura os processos de etapas de tratamento de água, ou seja, com o gerador de cloro, a produção do agente desinfetante (hipoclorito de sódio) na própria estação, não haverá a necessidade de aquisição grandes estoques e dependência de entrega de terceiros. E ainda, o residual do agente desinfetante se mante de forma mais estável, garantindo assim o atendimento junto aos padrões de potabilidade, conforme determinado pela Portaria GM/MS nº 888 de 4 de maio de 2021.

“Segurança operacional do abastecimento foi o principal intuito para investirmos na instalação do sistema de geração de cloro. Recentes estudos apontam que a solução de geração de cloro tem maior potencial oxidante, tendo eficácia superior em relação aos demais métodos de cloração, ou seja, estamos buscando sempre aperfeiçoar nossas entregas para a população. Então optamos em ter nosso sistema de produção própria, garantindo assim que a água fornecida aos munícipes continue de modo regular e principalmente atendendo os padrões de potabilidade”, destacou a coordenadora de tratamento da Águas, Milena Albuquerque. 

O coordenador do curso de Engenharia Ambiental, Felipe Cordeiro, durante a visita ressaltou a responsabilidade da concessionária, sempre promovendo inovação dos sistemas. “É uma oportunidade maravilhosa para os acadêmicos, além de conhecer in loco como é realizado o tratamento para tornar a água potável, eles ainda aprenderam sobre o sistema de geração de cloro, conhecimento prático, possível graças a Águas de Ariquemes”, disse.  

Luan Pupim, acadêmico do 9º ano do curso de Engenharia Cível parabenizou a concessionária pela estrutura da ETA, e ficou surpreendido com o projeto da Hidrogeron. “Ariquemes está crescendo cada vez mais, e com isso, grandes investimentos em diversas áreas estão sendo realizados, é muito bom saber que o saneamento está acompanhando a evolução”, finalizou.

A Águas de Ariquemes ganhou muito mais autonomia gerando sua própria solução oxidante para a desinfecção da água, investimento em tecnologia para inovar os sistemas de tratamento. A partir do processo de eletrólise da salmoura, que usa apenas três matérias primas, cloreto de sódio (sal de cozinha), água e eletricidade que é produzido o hipoclorito de sódio, componente usado para torna realizar a desinfecção da água, tornando-a potável.

Em Ariquemes, 97% da população que reside em área urbana, tem acesso à água tratada. Para garantir a qualidade e atender a todos os parâmetros de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que determina os padrões de água para consumo humano no Brasil, a Águas de Ariquemes exerce um rigoroso controle no processo de tratamento e distribuição de água por meio de análises em laboratório. O monitoramento de qualidade da água começa desde a captação até a rede de distribuição nos bairros.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook