Sistema integrado de análise criminal é destaque no 1º Fórum de Segurança Pública de Rondônia

“A Polícia Militar agora consegue elaborar seus projetos de ação e definir a atuação de forma pontual, sem o envio de viaturas de maneira aleatória. Os policiais deixaram de trabalhar com instinto e passaram a agir com dados exatos”.

Mineia Capistrano / Fotos: Daiane Mendonça
Publicada em 06 de dezembro de 2018 às 14:26
Sistema integrado de análise criminal é destaque no 1º Fórum de Segurança Pública de Rondônia

Profissionais que atuam na Segurança durante o I Fórum Estadual de Segurança Pública

O Sistema Integrado de Análise Criminal foi destaque durante o I Fórum Estadual de Segurança Pública: Construindo Políticas de Segurança Pública – Desafios para o Futuro, realizado em Porto Velho, nos dias 5 e 6 de dezembro, envolvendo equipes que atuam em várias frentes na Segurança Pública do Estado.

No segundo dia de evento, o promotor Shalimar Christian Priester Marques, do Ministério Público do Estado de Rondônia, destacou a efetividade e eficiência da aplicação do Sistema Integrado de Análise Criminal, que permitiu que a Polícia Militar e o Ministério Público conseguissem mapear os principais focos de violência do Estado. Shalimar exemplificou ações realizadas em Porto Velho, nas quais os militares atuaram diretamente nos locais com maior incidência de crimes e, com isso, conseguiram inibir ações criminosas. “A Polícia Militar agora consegue elaborar seus projetos de ação e definir a atuação de forma pontual, sem o envio de viaturas de maneira aleatória. Os policiais deixaram de trabalhar com instinto e passaram a agir com dados exatos”, ressaltou.

Outro exemplo citado foi de um setor de policiamento, em Porto Velho, que não obteve nenhum registro de ocorrências, no decorrer de um plantão de 12 horas. Informação animadora, frente ao fato de o setor ser considerado de alto potencial para a criminalidade. Isso foi possível mediante o policiamento ostensivo no local. Ou seja, as equipes estavam, no local certo, para atuar na prevenção do crime.

Atuar de maneira preventiva também foi ressaltada durante a palestra do promotor, uma vez que a medida evita o que chamou de “ciclo viciosa da segurança”, ou seja, quando a Polícia Militar prende, a civil dá encaminhamento às investigações, o Judiciário julga e, por fim, o bandido é preso. “Com o trabalho preventivo, o policial trabalha de maneira a manter a segurança. Todos ganham com isso e contemplamos o anseio da população, que não quer só que o bandido seja preso, ela quer sentir a sensação de segurança”, destacou.

AÇÕES NA SEGURANÇA PÚBLICA

O governador Daniel Pereira palestrou no evento, na manhã desta quinta-feira (6). Com o tema Governança, Cooperação e Integração em Segurança Pública, o governador apresentou as principais ações desenvolvidas no Estado, acerca da Segurança Pública, com destaque ao uso de tecnologias, como Body Câmera, uso de tablets para o registro de ocorrências, com ênfase ao Termo Circunstanciado (TCO), uso de vídeo monitoramento, utilizado em vários municípios do Estado e, ainda, a implantação de 54 Institutos de Identificação em 51 municípios de Rondônia. “ Nossa meta é que 100% dos municípios sejam atendidos, está faltando apenas Teixeirópolis”, destacou. O governador ressaltou ações específicas desenvolvidas por equipes que atuam na Segurança e agradeceu ao empenho dos profissionais e para finalizar deixou claro que Rondônia é o primeiro estado do Brasil a desenvolver o Sistema de Análise Criminal. “Somos referência e estamos exportando o projeto para outros Estados”, informou.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook