Sistemas avançados de monitoramento eletrônico serão implementados em cruzamentos estratégicos da capital
Pontos com altos índices de criminalidade e infrações serão contemplados
Postes com câmeras de segurança começaram a aparecer em alguns cruzamentos da capital rondoniense
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran), tem conduzido uma análise abrangente na cidade de Porto Velho, e os resultados revelaram uma tendência preocupante de aumento nos índices de acidentes de trânsito, incluindo casos fatais. Diante desse cenário, a secretaria tem buscado promover a segurança da população e reduzir esses incidentes e por isso está implementando sistemas avançados de monitoramento eletrônico em diversos cruzamentos estratégicos da cidade.
Segundo o titular da Semtran, Anderson Pereira, a iniciativa tem como objetivo fortalecer as medidas de segurança viária, proporcionando um ambiente mais protegido para motoristas, ciclistas e pedestres. “A presença de câmeras de monitoramento eletrônico contribuirá para a fiscalização eficiente do tráfego, identificação e prevenção de comportamentos de risco, e, consequentemente, a redução significativa dos acidentes. Além disso, a rápida resposta às situações de emergência possibilitará a intervenção imediata dos órgãos competentes, minimizando as consequências desses eventos”, explicou o secretário.
Ainda de acordo com Anderson, a implantação dos sistemas eletrônicos não apenas reflete a preocupação da Semtran com a segurança da população, mas também se alinha com práticas modernas e bem-sucedidas em diversas cidades ao redor do mundo. “A tecnologia de monitoramento eletrônico tem se mostrado uma ferramenta eficaz na promoção da segurança viária, auxiliando na mudança de comportamento dos condutores e na prevenção de acidentes”, completou.
Monitoramento eletrônico contribuirá para a fiscalização eficiente do tráfego
De acordo com a proposta, um estudo detalhado está sendo realizado para possibilitar uma flexibilização na fiscalização durante períodos específicos em pontos identificados como de risco e propício para a prática criminosa. O projeto está em fase de implantação, mas ainda não há data prevista para o início de seu funcionamento.
“Essa abordagem estratégica visa otimizar os recursos disponíveis e direcionar esforços para áreas de maior vulnerabilidade, garantindo a segurança da comunidade. Portanto, a implementação desses monitoramentos eletrônicos em Porto Velho é uma medida abrangente, pensada para abordar não apenas as preocupações relacionadas ao tráfego, mas também para criar um ambiente urbano mais seguro e protegido para todos os cidadãos. Estamos confiantes de que essas ações contribuirão significativamente para a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar da população da nossa cidade, além que vários cidades com alto índice de acidentes com morte tem metas imposta pela governo federal para reduzir acidentes e com isso firmamos um convênio com o Detran na ordem de mais de R$ 4 milhões para juntos trabalharmos essas pedidas e cumprimento dessas metas”, acrescentou Anderson Pereira.
Saúde realiza 2° Seminário de Prevenção à Gravidez na Adolescência
Objetivo é conscientizar e informar sobre planejamento reprodutivo e serviços de saúde destinados aos adolescentes em Porto Velho
Barco Saúde inicia primeira viagem do ano para atendimento aos ribeirinhos
A embarcação vai atender os distritos de Calama, Nazaré e São Carlos de 19 a 25 de fevereiro
Rondônia conquista a menor taxa anual de desemprego do Brasil com medidas estratégicas do Governo do Estado
No 1° trimestre de 2023, o percentual de desempregados em Rondônia era 3,2%; no 2° de 2,4%; e no 3° de 2,3%, mantendo o Estado com a menor taxa de desemprego do país
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook