STF julga vínculo trabalhista de motoristas e entregadores
Rappi e Uber contestam decisões da justiça trabalhista
O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para a próxima quarta-feira (1°) o início do julgamento sobre o reconhecimento de vínculo empregatício entre entregadores e motoristas de aplicativos e as plataformas digitais. A controvérsia é conhecida como uberização das relações de trabalho.
A decisão a ser tomada pela Corte terá impacto em 10 mil processos que estão parados em todo o país à espera do posicionamento do plenário.
Serão julgadas duas ações que são relatadas pelos ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes e chegaram ao Supremo a partir de recursos protocolados pelas plataformas Rappi e Uber.
Contestação
As empresas contestam decisões da Justiça do Trabalho que reconheceram o vínculo empregatício com os motoristas e entregadores.
A Rappi alegou que as decisões trabalhistas que reconheceram o vínculo de emprego com a empresa desrespeitaram posição da própria Corte que entende não haver relação de emprego formal com os entregadores.
A Uber sustentou que é uma empresa de tecnologia, e não do ramo de transportes, e que o reconhecimento de vínculo trabalhista altera a finalidade do negócio da plataforma, violando o princípio constitucional da livre iniciativa de atividade econômica.
Além das defesas das plataformas, os ministros vão ouvir durante o julgamento as sustentações orais de entidades que defendem o reconhecimento do vínculo trabalhista de motoristas e entregadores.
O julgamento sobre a uberização será a primeira pauta do plenário sob o comando do ministro Edson Fachin, que será empossado no cargo de presidente do STF na próxima segunda-feira (29). Ele sucederá o ministro Luís Roberto Barroso, que encerrará mandato de dois anos à frente do tribunal.
Assaltante é preso após tentativa de roubo na zona Leste
Um homem em situação de rua foi preso em flagrante após tentar assaltar um casal em uma vila de apartamentos na Rua Emídio Feitosa, bairro Agenor Martins de Carvalho, zona Leste de Porto Velho
Polícia investiga homicídio no Cai N’Água
De acordo com informações recebidas pela Polícia Militar, moradores relataram disparos de arma de fogo no local
Policial de folga reage a assalto e mata suspeito em Porto Velho
O caso ocorreu na Rua Granada, próximo à Avenida Raimundo Cantuária, no bairro Jardim Santana, zona Leste de Porto Velho




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook