STF recebe segunda ação contra pontos da lei sobre igualdade salarial entre homens e mulheres
As duas ações estão sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes
O Partido Novo questiona no Supremo Tribunal Federal (STF) pontos da lei que trata da igualdade salarial entre homens e mulheres. Este é o segundo processo sobre o tema chega à Corte. A primeira ação foi proposta pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7631, o partido político sustenta que partes da Lei 14.611/2023 são inconstitucionais, ao obrigar empresas com mais de 100 empregados a divulgarem salários e critérios remuneratórios em relatórios de transparência a serem enviados ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O preenchimento obrigatório desse documento está regulamentado no Decreto 11.795/2023 e na Portaria 3.714/2023 do MTE, e seu descumprimento prevê a imposição de multas às empresas.
O Novo argumenta que a divulgação desse relatório sobre a composição das remunerações é inconstitucional, por expor informações sensíveis sobre estratégia de preços e custos das empresas, violando o princípio constitucional da livre iniciativa. Explica que mesmo que a empresa não queira divulgar, tais dados poderão ser disponibilizados pela União ou até mesmo por entidade sindical dos trabalhadores.
Assim, pede na ação a suspensão de qualquer divulgação de relatório sobre remuneração de empregados, do pagamento de multas em caso de descumprimento, de imposição de elaboração de plano de ação contra a desigualdade salarial e também da determinação de que os empregadores entreguem uma cópia desse plano ao sindicato dos trabalhadores.
Segundo o Novo, tal obrigatoriedade permite a intervenção dos trabalhadores nas políticas da empresa, bem como evita que os empregadores interfiram em eleições que envolvam sindicatos profissionais.
A ação do Novo foi distribuída ao ministro Alexandre, que já relata a ADI 7612, ajuizada pela CNI e pela CNC.
Leia mais:
18/03/2024 - STF julgará diretamente no Plenário ação que discute lei sobre igualdade salarial entre gêneros
-
Processo relacionado: ADI 7631
Relembre a infância e participe deste evento tradicional em Porto Velho
O evento ocorrerá das 14h30m até a meia-noite, reunindo entusiastas de todas as idades em um percurso repleto de adrenalina e diversão
Aeroclube de Rondônia abre inscrições para a 2ª turma de 2024 no curso de Piloto Privado de Avião
Matrículas devem ser realizadas até 15 de maio. Aulas teóricas iniciam no dia 27 de maio
MP promove reunião para tratar de estudo de áreas alagadas
A Promotora de Justiça Maira de Castro Coura Campanha teceu alguns comentários acerca do resultado do estudo realizado pela UNIR sobre o tema, fruto da demanda surgida em uma reunião anterior
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook