STF valida piso nacional de agentes comunitários de saúde
Relator defendeu que pagamento é responsabilidade do governo federal
Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (27) validar o pagamento do piso salarial nacional aos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. Atualmente, o valor é de R$ R$ 2.424.
O pagamento do salário dos agentes foi definido com base na Lei Federal 12.994 de 2014, norma que estabeleceu o piso nacional da categoria, que deve ser seguido em todo o país.
A maioria dos ministros seguiu voto proferido pelo ministro Alexandre de Moraes, relator, Para o ministro, o piso está previsto na Constituição e o pagamento é de responsabilidade do governo federal. Dessa forma, não há invasão de competência na autonomia dos estados.
Segundo a Federação Nacional de Agentes Comunitários de Saúde (Fenasce), o país tem cerca de 291 mil agentes de saúde e 100 mil profissionais para combate às endemias.
A constitucionalidade do piso nacional foi definida em um caso envolvendo a prefeitura de Salvador, que contestou uma decisão da Justiça Federal determinando o pagamento do salário dos agentes municipais com base na lei federal e definiu o alcance da expressão do piso salarial.
Lego Experience e Garfield Arena seguem até o dia 30 de abril no Porto Velho Shopping
A Lego Experience tem como um dos destaques o Lego Movie Maker, uma oportunidade para as crianças criarem seus próprios filmes utilizando peças de Lego e um celular, com muita criatividade e ação
Projeto concede bolsas de graduação para mães de crianças com doenças raras
'Mãe Esperança' oferece benefício educacional e acompanhamento humanizado no decorrer do curso
MPRO participa de audiência sobre medidas de combate à violência escolar na ALE-RO
Enquanto Coordenadora do Grupo de Atuação Especial da Infância (GAEINF), a Promotora de Justiça Tânia Garcia Santiago, enfatizou a importância do diálogo para enfrentar as situações de risco no ambiente escolar
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook