Técnicos participam de Oficina de Elaboração de Plano de Manejo direcionado para Unidades de Conservação
O objetivo da oficina é criar um documento estratégico para o gerenciamento adequado da Unidades de Conservação
A metodologia do Plano de Manejo tem ajudado na elaboração dos documentos de gestão em vários Estados
Em busca do estabelecimento de metas específicas para a conservação e gestão de áreas protegidas, o Governo de Rondônia está realizando a Oficina de Elaboração de Plano de Manejo, iniciada na terça-feira (2) e que encerra nesta quinta-feira no auditório do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). O objetivo é criar um documento estratégico para o gerenciamento adequado das Unidades de Conservação (UC). A ação está sendo ofertada para um grupo de técnicos da Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUC) e da Assessoria de Projetos, utilizando um conjunto de diretrizes e procedimentos desenvolvidos pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Conforme destacado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), durante a realização da oficina os envolvidos vão identificar e priorizar as ações necessárias para atingir os objetivos de conservação, considerando os recursos disponíveis e as necessidades da comunidade local; envolver os comunitários, proprietários de terra, organizações não governamentais e autoridades governamentais no processo de elaboração do plano de manejo, para avaliar as vulnerabilidades que afetam as áreas protegidas, e assim, desenvolver estratégias que possam reduzir esses impactos; promover o uso sustentável dos recursos naturais da área, garantindo que as atividades humanas não comprometam a integridade dos ecossistemas locais.
Analistas ambientais do ICMBio são os facilitadores da oficina
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, “o evento representa um compromisso coletivo de proteger e preservar os recursos naturais para as gerações futuras. Vejo com total atenção como a produtividade das discussões estão acontecendo, e fico confiante de que juntos seremos capazes de desenvolver um plano de manejo eficaz e sustentável”, salientou.
CONSERVAÇÃO
O secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos disse que, o evento representa um passo significativo em direção à gestão ambiental sustentável e conservação dos recursos naturais. “Estamos construindo um plano de manejo que reflete verdadeiramente as necessidades e aspirações da comunidade. Juntos, seremos capazes de traçar um caminho que concilia o desenvolvimento sustentável com a conservação do patrimônio ambiental, promovendo um equilíbrio vital para o presente e o futuro”, ressaltou.
Membros da equipe volante da Coordenação de Planos de Manejo em Unidades de Conservação do ICMBio, Mauricio Sacramento e Eduardo Barros, analistas ambientais do Instituto são os facilitadores da oficina. “A metodologia de elaboração do Plano de Manejo, desenvolvida pelo Instituto, tem ajudado a elaborar os documentos de gestão em vários estados. O Plano de Manejo vai deixar para a Sedam, um documento moderno, capaz de direcionar os desafios de gestão e as prioridades das áreas protegidas”, destacou Mauricio Sacramento.
Reestruturação da Agência Reguladora dos Serviços Públicos é aprovada
Foi criado dentro da estrutura da Agência o quadro de pessoal efetivo para desempenho das atividades da ARPV, a ser preenchido por concurso público
Prefeitura de Porto Velho assina ordem de serviço para iniciar o PROLED
Serão instalados cerca de 1.200 pontos pela Emdur, com luminárias de LED 50W nos distritos e comunidades
Benefício pago às famílias de catadores em Porto Velho é prorrogado por seis meses
Assistência tem sido dada desde antes do encerramento do lixão da Vila Princesa
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook