Testes rápidos e EPIs são distribuídos aos 52 municípios de Rondônia
Na linha de frente, os profissionais de saúde e segurança precisam ter prioridade na realização dos testes rápidos, que são realizados apenas nos trabalhadores que apresentam sintomas
Testes são exclusivos para profissionais que atuam nos serviços de saúde e segurança em atividade
A distribuição dos 4.800 testes rápidos para diagnóstico da Covid-19, que chegaram no dia 02 de abril, para os 52 municípios de Rondônia, já está em fase final. O Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) destinou os testes aos municípios para atender, prioritariamente, os profissionais que atuam nos serviços de saúde e segurança em atividade e familiares, com diagnóstico de Síndrome Gripal, que residam no mesmo domicílio.
O Governo de Rondônia recebeu os testes do Ministério da Saúde e fez o repasse para o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS/RO), que está incumbido de repassar aos municípios, com base nos critérios pré-determinados.
De acordo com a NOTA TÉCNICA Nº 17/2020/AGEVISA‐SCI – Testes Rápidos para diagnóstico da COVID‐19, publicada no portal transparência, apenas os trabalhadores que estão apresentando sintomas podem ser testados. Com o mínimo de sete dias completos, desde o início dos sintomas de SG (Síndrome Gripal) e mínimo de 72 horas assintomáticos.
Por ser o maior grupo populacional na linha de frente ao coronavírus, os profissionais de saúde e segurança precisam ter essa prioridade, por serem a força de trabalho mais importante neste momento, como destaca o secretário de Saúde, Fernando Máximo.
“Temos que cuidar de quem cuida de todos nós, por isso nossos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, policiais e demais profissionais destas duas áreas precisam ser testados”.
O tempo de incubação do vírus é um fator crucial para a eficácia da testagem, uma vez que pessoas com a doença, mas que ainda não tenham manifestado sintomas podem infectar outras pessoas, mesmo que estejam no período assintomático da doença.
“A distribuição dos testes é proporcional ao número de habitantes de cada município e está sendo feita em parceria com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e Ministério da Saúde”, explicou a diretora do COSEMS, Vera Lúcia Quadros.
Insumos e EPIS também vão reforçar as ações nos municípios
EPIS E INSUMOS
Além dos testes, o Governo de Rondônia também está reforçando os Equipamentos de Proteção Individual e insumos aos municípios para que possam atuar no combate ao coronavírus. O envio também está sendo feito pelo Cosems/RO.
O teste deve ser realizado respeitando as seguintes condições:
Trabalhadores de saúde e segurança pública: mínimo de sete dias completos, desde o início dos sintomas de Síndrome Gripal, e mínimo de 72 horas após desaparecimento dos sintomas;
Pessoa com diagnóstico de Síndrome Gripal, que resida no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou segurança em atividade: mínimo de sete dias completos, desde o início dos sintomas de Síndrome Gripal, e mínimo de 72 horas após desaparecimento dos sintomas.
Boletim diário sobre coronavírus em Rondônia
Rondônia registra 69 casos confirmados de coronavírus, 49 são em Porto Velho
Brasileiros retidos no exterior podem solicitar repatriação online
Anac disponibilizou formulário para interessados em retornar ao Brasil
Contribuintes de qualquer idade poderão realizar inscrição no CPF gratuitamente por e-mail
Regularização do CPF também encontra-se disponível nos meios digitais
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook