TJRO destaca descarbonização em encontro de tribunais
O encontro teve como objetivo fortalecer o intercâmbio de experiências entre os tribunais inseridos no Bioma Amazônico, promovendo a cooperação institucional e a disseminação de boas práticas socioambientais
O Tribunal de Justiça de Rondônia participou do VI Encontro de Boas Práticas entre Tribunais do Bioma Amazônico, promovido pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) na última semana, por videoconferência. O evento reuniu tribunais da Amazônia Legal para compartilhar iniciativas voltadas à sustentabilidade, com foco, nesta edição, em ações de redução, compensação e neutralização das emissões de carbono.
Representando o TJRO, a servidora do Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Gestão Socioambiental (Nages) Samira Alvim de Siqueira apresentou as ações consolidadas do Plano de Descarbonização da instituição, desenvolvido no âmbito do Comitê Gestor do Plano de Sustentabilidade. A participação do Tribunal teve como destaque a exposição de projetos e estratégias adotados para fortalecer a agenda ambiental e contribuir para o Programa Justiça Carbono Zero, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Durante a apresentação, o TJRO compartilhou iniciativas como a mentoria e o grupo de trabalho em descarbonização, a atualização do inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE), a adesão à Plataforma GHG Protocol, a contratação de empresa verificadora para validação das emissões, a publicação da Política de Resíduos, o recebimento do Selo Lixo Zero pela comarca de Pimenta Bueno e o lançamento do Projeto Pomar da Justiça.
Também foram destacadas ações de redução e compensação das emissões, entre elas o Projeto PlantaCopo, que evitou o descarte de mais de 34 mil copos de papel em aterros sanitários, a contratação da Cooperativa de Catadores Catanorte para o fortalecimento da gestão de resíduos e a implementação de Soluções Baseadas na Natureza (SbN), que contribuirão para a neutralização das emissões de CO₂ antes da aquisição de créditos de carbono.

Bioma
O encontro teve como objetivo fortalecer o intercâmbio de experiências entre os tribunais inseridos no Bioma Amazônico, promovendo a cooperação institucional e a disseminação de boas práticas socioambientais. A programação também integrou as atividades do 2º Mês do Meio Ambiente do TJRR, incentivando a adoção de soluções voltadas ao enfrentamento das mudanças climáticas no Poder Judiciário.
A participação no evento reforça o compromisso do TJRO com a sustentabilidade e a governança climática, por meio da implementação de ações alinhadas às diretrizes nacionais para redução das emissões de gases de efeito estufa e promoção de uma gestão pública ambientalmente responsável.
Prêmio CNJ recebe inscrições até 11 de julho
Nesta edição, podem concorrer iniciativas desenvolvidas nos últimos dois anos que apresentem resultados concretos na promoção dos direitos das mulheres
TJRO se destaca em relatório Justiça em Números
O estudo revela que Rondônia está entre os estados com maior demanda por Justiça no país
TJRO muda expediente e suspende prazos no dia 29
Expediente do Judiciário de Rondônia será encerrado às 12h




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook