TJRO ganha iluminação verde em alusão à campanha de combate ao glaucoma
Ato simbólico chama a atenção para a necessidade de cuidados com a saúde ocular
Quem passar em frente ao prédio da sede do Tribunal de Justiça de Rondônia, na Rua José Camacho, nos próximos dias poderá notar uma iluminação diferente. A cor verde é uma forma de simbolizar a adesão da instituição a uma campanha em nível nacional para dar visibilidade à saúde ocular. A campanha “24 horas pelo Glaucoma” é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça e o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), para alertar sobre a necessidade de prevenção.
Apesar das atenções do mundo e das autoridades de saúde neste momento estarem voltadas à Covid-19 e suas implicações, outras doenças podem ter seus cuidados e prevenção difundidos. Dentre elas está o glaucoma, considerado a maior causa de cegueira irreversível no mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que um total de 6,9 milhões de pessoas entre 40 e 60 anos com glaucoma foram diagnosticadas em 2020, sendo que em 4,5 milhões de casos o resultado foi a perda total de visão.
Os primeiros sinais do glaucoma são a vista embaçada e irregular, em decorrência de dano no nervo óptico. A orientação dos especialistas para prevenir casos graves é consultar com um oftalmologista periodicamente, porque é uma patologia crônica e sem cura, mas que pode ser controlada pelo uso de remédios que normalizam a pressão intraocular, impedindo o avanço da doença.
O dia 26 de maio marca o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, instituído pela Lei nº 10.456/2002, e simboliza o apoio à luta contra a doença ocular crônica. O Conselho de Oftalmologia preparou uma programação, completamente online, para ofertas de palestras, entrevistas, aulas, participações especiais e teleorientação com especialistas, no dia 22 de maio de 2021, nas redes sociais oficiais do CBO.
Rodada de reuniões com empresários da região da Zona da Mata para retomada da economia inicia nesta quarta-feira, 19
A reunião acontecerá no auditório do Centro Estadual de Jovens e Adultos (Ceeja), a reunião é aberta e tem como principal objetivo discutir medidas para impulsionar a economia e minimizar as dificuldades do setor empresarial
Nos primeiros quatro meses de 2021, mais de 8 mil consultas e 257 cirurgias foram realizadas no Heuro
Governo de Rondônia tem traçado estratégias para garantir e fortalecer a qualidade dos demais serviços oferecidos no Complexo Hospitalar Regional.
Programa Prato Fácil inicia atendimento com refeições a R$ 2 para famílias vulneráveis socialmente
No site da Seas, os beneficiários também podem acompanhar diariamente os locais onde ainda há refeição disponível. Denúncias também poderão ser feitas, caso algum restaurante se negue a servir
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook