Toffoli anula condenações de Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS
Ele teve colaboração premiada homologada em 2019
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou as condenações do ex-presidente da construtora OAS, Léo Pinheiro, nas investigações da Operação Lava Jato. A íntegra da decisão do ministro ainda não foi divulgada.
A decisão foi proferida em um pedido de extensão feito pela defesa do acusado a partir de outras decisões do ministro que anularam procedimentos da Lava Jato. As liminares reconheceram que o ex-juiz Sergio Moro foi parcial na condução das condenações.
Um dos principais delatores da operação, Pinheiro teve sua colaboração premiada homologada em 2019 pelo Supremo. Em seguida, ele deixou a prisão e passou a cumprir prisão domiciliar, com monitoramento por tornozeleira eletrônica. Em função das investigações da Lava Jato, Pinheiro ficou preso 3 anos e 4 meses na carceragem da Polícia Federal (PF), em Curitiba.
Os depoimentos de Pinheiro foram usados nos processos que levaram à condenação de Luiz Inácio Lula da Silva, então ex-presidente, no caso do tríplex. As condenações contra Lula foram anuladas pelo STF, que considerou terem ocorrido irregularidades e parcialidade nas decisões de Moro.
Em nota, a defesa de Léo Pinheiro, que é formada pelos advogados Maria Francisca Accioly e Daniel Laufer, comemorou a decisão do ministro Toffoli.
"A defesa de Léo Pinheiro enaltece a recente decisão proferida pelo ministro Dias Toffoli, que reafirmou o compromisso com a Justiça e garantiu a imparcialidade e a equidade de posicionamento em relação a todos os demais feitos que já declarou a nulidade da Operação Lava Jato", diz a nota.
'Aposta é entretenimento, não meio de ganhar dinheiro', diz secretário
Regis Dudena afirma que governo começou a fazer pente-fino no setor
Fornecimento de água para Porto Velho é garantido pelo governo de RO por meio de caminhões pipa
Para enfrentar redução na vazão dos poços, Caerd intensifica uso de caminhões pipa para garantir abastecimento de água das famílias na Capital
Doação de órgãos: conheça exigências e tire dúvidas sobre transplantes
Em seis meses, 14.352 transplantes foram feitos pelo SUS
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook