TRE-RO celebra o Dia da Memória do Poder Judiciário com estreia de Websérie e Cápsula do Tempo

O Dia da Memória é celebrado em 10 de maio e integra uma série de ações voltadas à preservação da história dos tribunais do país

Seção de Comunicação Social do TRE-RO
Publicada em 10 de maio de 2022 às 16:39
TRE-RO celebra o Dia da Memória do Poder Judiciário com estreia de Websérie e Cápsula do Tempo

Em celebração ao Dia da Memória do Poder Judiciário, comemorado nesta terça-feira, 10 de maio, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia lança a Websérie “Memória Eleitoral - construindo a história da Justiça Eleitoral Rondoniense”, resgatando depoimentos de personalidades que fizeram parte da história deste Regional.

A Websérie que será transmitida de forma mensal no canal oficial do TRE-RO, no Youtube, é um convite a uma viagem ao passado, valorizando as histórias daqueles que escreveram páginas de importância cultural para a Justiça Eleitoral rondoniense.

Memória Eleitoral – Zélia Rolim Jorge Badra

No seu episódio de estreia, será abordada a história da primeira diretora-geral do TRE-RO, Zélia Rolim Jorge Badra (in memorian), como reconhecimento da importância de sua passagem por este Tribunal.

Zelinha, como era conhecida entre familiares e amigos, natural de belo horizonte/MG, foi a primeira Diretora-Geral do TRE-RO, no período de 31 de março de 1982 a 1º de janeiro de 1984. Servidora pública pioneira na formação do Estado de Rondônia, além de ex-Diretora do TRE-RO era também professora e atuou como tabeliã no município de Guajará-Mirim. Faleceu em Brasília, no dia 24 de outubro de 2020. À Justiça Eleitoral rondoniense deixou inestimável legado de profissionalismo e dedicação para a consolidação da democracia.

No ano de 2019, Zélia também fez sua última visita presencial no prédio-Sede do TRE-RO, em Porto Velho. Em 2020 foi homenageada na revista “Construtoras da Democracia – Mulheres Ontem e Hoje”, criada pela Comissão de Memória Eleitoral (disponível para consulta neste link).

Cápsula do Tempo

No dia da Memória do Poder Judiciário, a Comissão de Gestão da Memória do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia lança o Projeto Cápsula do Tempo em comemoração aos “90 anos da Justiça Eleitoral” e “40 anos do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia”.

O Público interno enviará suas participações até o dia 20 de maio, data do fechamento da “Cápsula do Tempo”. O conteúdo obtido ficará sob a guarda do Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Rondônia e a Cápsula será aberta após dez anos, no dia 10 de maio de 2032, em ato comemorativo ao “Primeiro Século da Justiça Eleitoral” e ao “Meio Século do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia”.

O tema base dos questionamentos visa reunir os pensamentos e as perspectivas dos profissionais da Justiça Eleitoral e suas previsões sobre como estarão a Justiça Eleitoral e o próprio Tribunal quando dos atos comemorativos de Centenário da Justiça Eleitoral e do “Cinquentenário do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia”.

Dia da Memória do Poder Judiciário

Criada em maio de 2020, por meio da Resolução 316/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Dia da Memória do Poder Judiciário é o reconhecimento da importância da Memória como parte do Patrimônio Cultural brasileiro (art. 216 da Constituição Federal) e como componente indispensável ao aperfeiçoamento das instituições.

A data escolhida foi o dia 10 de maio, considerando a relevância da criação da Casa de Suplicação do Brasil pelo Alvará Régio de 10 de maio de 1808 para história do Poder Judiciário nacional.

Acesse aqui o #EP1 da Websérie Memória Eleitoral: Construindo a história da justiça eleitoral rondoniense.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Resenha Política, por Robson Oliveira

Resenha Política, por Robson Oliveira

A postura nova do senador ególatra merece reflexão em razão da mudança de conduta volúvel que sempre adotou uma vez que este cabeça chata conhece três fatos que desabonam a palavra dada pelo senador