TRE-RO inicia preparação das urnas eletrônicas para as Eleições na próxima segunda-feira (23/09)
Procedimento consiste em inserir nas urnas eletrônicas os dados dos eleitores e dos candidatos, conferir seu pleno funcionamento e lacrar os equipamentos
O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) dará início, na próxima segunda-feira (23/09), ao procedimento de carga e lacração das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições Municipais 2024.
A previsão é que essa etapa das eleições finalize no dia 04 de outubro, em todos os cartórios eleitorais do estado e que 4.886 urnas eletrônicas estejam preparadas para serem enviadas às seções de votação.
Em Porto Velho, a preparação dos equipamentos acontecerá entre os dias 23 a 26 de setembro, no Depósito de Urnas do TRE-RO, no Anexo II do edifício Sede. Cerca de 1.442 equipamentos serão preparados pelas 04 zonas eleitorais sediadas na capital, que também cobrem as cidades de Candeias do Jamari e Itapuã d’Oeste.
Já no interior do Estado, o procedimento obedece ao cronograma definido pelas demais 25 zonas eleitorais, que abrangem os outros 49 municípios de Rondônia. O cronograma completo das cerimônias de carga e lacração das urnas, em Rondônia, está disponível aqui.
Passo a passo
A carga da urna eletrônica é o processo de inserir as mídias que contêm os softwares, dados dos candidatos (número, nome e foto) e a lista de eleitores de cada seção. As mídias de resultado, que armazenam os votos, também são inseridas.
Depois de receber os dados, as urnas são verificadas, seu funcionamento é confirmado e, em seguida, elas recebem o lacre de segurança, com assinatura da Juíza ou Juiz Eleitoral de cada zona.
Cerimônia pública
Foram convidados para a cerimônia de carga e lacração, por meio de edital publicado no Diário da Justiça Eletrônico do TRE-RO por cada zona eleitoral, o Ministério Público, a Ordem dos Advogados do Brasil, além dos partidos políticos, federações e coligações. Demais pessoas interessadas da comunidade também podem participar do evento.
Integridade e autenticidade dos sistemas eleitorais
Conforme a Resolução TSE 23.673/2021, durante a cerimônia, as entidades fiscalizadoras presentes poderão verificar a integridade e autenticidade dos sistemas eleitorais instalados nas urnas eletrônicas.
Candidaturas pendentes de julgamento
Segundo o Artigo 16-A da Lei das Eleições (Lei 9.504/97), se o registro de candidatura de um candidato estiver pendente de julgamento quando o sistema CAND for fechado, o nome dele será mantido na urna. No entanto, os votos só serão válidos se o registro for aprovado em uma instância superior, seja no TRE ou no Tribunal Superior Eleitoral.
Saiba quantas candidatas e candidatos poderão concorrer nestas Eleições em Rondônia
Justiça Eleitoral rondoniense aprovou 96,24% dos pedidos de registros de candidaturas
Campanha de reeleição do vereador Everaldo Fogaça ganha força em Porto Velho
Everaldo Fogaça, que já faz parte da câmara municipal, se destaca por suas ações concretas ao longo de seu mandato
Jair Bolsonaro confirma comício em apoio a Mariana Carvalho, a candidata da direita na capital
Ex-presidente estará em Porto Velho no próximo dia 26, em evento que reúne a direita
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook