TRT-14, MPT e Sesc/ RO antecipam o Dia das Crianças na Zona Rural de Porto Velho
Alegria e conscientização contra o trabalho infantil marcaram o Dia das Crianças em escola municipal da zona rural de Porto Velho
A união de esforços do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC), em conjunto com o Ministério Público do Trabalho da mesma região (MPT-RO/AC) e o Serviço Social do Comércio de Rondônia (Sesc-RO), proporcionou um Dia das Crianças repleto de atividades para os(as) alunos(as) da Escola Municipal Jerusalém da Amazônia, localizada na BR-364, Km 13, na zona rural de Porto Velho.
O evento, parte do programa Justiça Solidária do TRT-14, atendeu a 124 crianças, entre 5 e 12 anos, oferecendo uma programação diversificada que incluiu brincadeiras tradicionais, desenhos e pinturas artísticas no rosto. Devido à falta de um espaço adequado na escola, parte das atividades ocorreu ao ar livre, em um campo de futebol ao lado da instituição.
>> Confira aqui a galeria de fotos
A diretora da escola Jerusalém da Amazônia, Francisca das Chagas Lima Sobreira, expressou sua gratidão pela escolha da instituição para sediar o evento. “Vocês podem ver que ainda não temos uma quadra coberta para momentos como esse, mas mesmo assim costumamos realizar uma programação no Dia das Crianças. Nada se compara com essa programação que vocês estão possibilitando aqui hoje, e que certamente ficará guardada na memória dessas crianças. Obrigada pela ajuda de todos os órgãos envolvidos”, afirmou.
O procurador do Trabalho Igor Sousa Gonçalves, representando a Procuradoria Regional do Trabalho da 14ª Região, participou de um bate-papo descontraído com as crianças sobre o combate ao trabalho infantil. “É com muita satisfação e alegria que o MPT é parceiro desta ação solidária promovida pelo TRT-14 e Sesc. É muito importante falar sobre essa problemática, que ainda faz parte da realidade de muitas crianças. É preciso conscientizar desde cedo sobre essa situação que prejudica o futuro das crianças, que muitas vezes deixam de estudar para trabalhar e ajudar no sustento da família”, enfatizou.
Além das atividades lúdicas, a ação social garantiu a distribuição de lanches, brinquedos e kits educativos, que também abordam o combate ao trabalho infantil, reforçando a importância da conscientização desde cedo.
“Estou adorando este dia das crianças! Estou brincando muito e ainda ganhei um presente. Está sendo muito bom esse dia aqui na escola”, disse o pequeno Gabriel, de 8 anos, com um sorriso no rosto. Assim como Gabriel, este foi o sentimento de todos alunos(as) beneficiados(as) com a ação solidária da Justiça do Trabalho.
A servidora do Tribunal da 14ª Região e representante da Comissão Regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, Jaqueline da Silva Ramos, destacou a relevância de ações como esta. “A Justiça do Trabalho Solidária é um dos programas desenvolvidos pelo TRT-14. Essa união de esforços entre os parceiros é fundamental para a realização dessas atividades, que levam não apenas diversão, mas acima de tudo, conscientização para essas comunidades mais afastadas”, ressaltou.
A programação especial abriu a semana do Sesc Criança, parceiro sempre presente nas ações do TRT-14. “Estamos realizando juntos mais uma ação maravilhosa como essa. O Sesc agradece especialmente ao TRT-14 e MPT, que tornaram a data ainda mais especial para centenas de crianças,” destacou Tico Marinheiro, coordenador de Recreação do Sesc-RO.
Proprietários de comércios são presos por furto de energia em operação na capital
Só este ano, a distribuidora de energia já realizou 125 mil inspeções, nas quais foram encontradas 40 mil irregularidades
Encontro de prefeitos e prefeitas de Rondônia terá foco em prevenção jurídica, transparência e parcerias estratégicas
O evento será finalizado com uma apresentação especial do projeto Natal de Luz, conduzida pelo presidente da AROM, prefeito Hildon Chaves, no Parque da Cidade, às 19h do dia 8 de novembro
MPRO promove mutirão de serviços nos distritos de Porto Velho entre os dias 21 e 24 de outubro
A iniciativa visa promover a cidadania, facilitando o acesso a direitos fundamentais para as comunidades afastadas
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook