TRT-14 oficializa nova estrutura de trabalho com solenidade de implantação do projeto de Equalização no 1º Grau
Evento ocorreu simultaneamente em Porto Velho, Ji-Paraná e Rio Branco e contou com transmissão ao vivo no YouTube
O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) realizou nesta segunda-feira (2/6) a solenidade de implementação do projeto Equalização da Força e Carga de Trabalho no 1º Grau. A cerimônia foi marcada pela participação de autoridades e representantes da sociedade civil, ocorrendo de forma híbrida, com eventos presenciais em Porto Velho, Ji-Paraná e Rio Branco, e transmissão ao vivo pelo canal do TRT-14 no YouTube.
A iniciativa representa uma reestruturação administrativa e funcional aprovada pela Resolução Administrativa nº 031/2025, que visa equilibrar a distribuição de processos e recursos humanos entre as Varas do Trabalho da região, promovendo mais eficiência na gestão e equidade no desempenho das unidades judiciárias.
🔗 Assista ao evento completo aqui
Peticionamento simbólico marca início histórico
Um dos momentos marcantes da solenidade foi o peticionamento simbólico realizado por advogados(as) nos polos regionais de Porto Velho e Rio Branco. Representando a advocacia, participaram os advogados Gabriel Leitão Santos de Almeida (Rio Branco) e Pitágoras Custódio Marinho (Porto Velho) e os atos foram realizados de forma simbólica e segura, respeitando os princípios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Autoridades destacam modernização e transparência
Na abertura oficial da cerimônia, o vice-presidente e corregedor do TRT-14, desembargador Carlos Augusto Gomes Lôbo, reforçou o compromisso da Justiça do Trabalho com a entrega eficiente e equilibrada de serviços: “Registramos aqui um momento histórico, um momento em que o Tribunal altera sua forma de trabalho em um projeto pioneiro em toda a Justiça do Trabalho e isso sempre no intuito de melhorar a prestação jurisdicional”, destacou o corregedor.
Representando a advocacia, o presidente da OAB Rondônia, Márcio Melo Nogueira, destacou o desafio e ousadia da iniciativa: “Nós vivemos tempos absolutamente desafiadores, porque o modo como nós vivíamos está deixando de existir e é preciso muita coragem para criar um jeito novo de existir. Esta Corte tem demonstrado ao longo da sua história a coragem que o nosso tempo pede”.
Encerrando a abertura oficial, o presidente do TRT-14 e gestor de governança e metas, desembargador Ilson Alves Pequeno Junior, destacou o valor institucional do projeto: “Este é um momento de celebração pelo caminho percorrido e de renovação de nossos compromissos. Que este novo modelo nos impulsione a sermos ainda mais eficientes e justos. O sucesso desta empreitada dependerá do compromisso e da colaboração de cada um de nós, magistrados e servidores, trabalhando juntos, com união e foco no nosso propósito maior: a entrega de uma justiça trabalhista célere, eficiente e acessível a todos. Que a união de esforços seja a marca desta nova fase, pois é no trabalho conjunto que reside a força para superarmos desafios e alcançarmos a excelência, fazendo do TRT da 14ª Região um exemplo de Justiça que realmente funciona como um todo coeso e eficaz”, afirmou o presidente.
Estiveram presentes a ouvidora-geral do TRT-14, desembargadora Vania Maria da Rocha Abensur e os desembargadores Shikou Sadahiro e Francisco José Pinheiro Cruz, além de juízes auxiliares, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (seccionais de Rondônia e Acre), superintendente regional do Trabalho em Rondônia (MTE-RO)
Tereza Janete, sindicatos, servidores(as) e magistrados(as) de Rondônia e Acre.
Nova divisão jurisdicional já está em vigor
Com a implementação da nova estrutura, o TRT-14 passa a operar com três polos regionais: Porto Velho, Cone Sul e Rio Branco, cada um reunindo Varas do Trabalho com competência territorial comum. O novo modelo permite que processos sejam distribuídos de forma mais justa entre as varas do polo, otimizando a força de trabalho disponível e promovendo celeridade na tramitação.
Advogados(as) e operadores do Direito já contam com o novo Manual do PJe – versão para a advocacia, disponível no site do TRT-14. O documento orienta como peticionar de acordo com a nova estrutura, com linguagem acessível e passo a passo prático.
>> Clique aqui e acesse o Manual do PJe
Leia mais sobre Equalização de Força e Carga de Trabalho:
Projeto de Equalização da força e carga de Trabalho no 1º grau é aprovado no TRT-14
Página de FAQ traz perguntas e respostas sobre o Projeto de Equalização no TRT-14
Léo Moraes faz história e tira do papel a valorização que os servidores esperavam há anos
Implantação do piso dos professores na carreira, reajustes salariais e revisão geral marcam o maior avanço na valorização dos servidores municipais de Porto Velho
Novos membros do Conselho Municipal de Turismo são empossados
Aos conselheiros foram apresentados os futuros projetos de fomento ao setor
Empresa rondoniense cria aplicativo para validar contratos de comodato de maneira simples e segura
O Aplicativo DotumSign, inclusive, já tem recebido um feedback super positivo por parte das empresas que já aderiram ao novo serviço




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook