TST homenageia instituições e personalidades com Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho
Comenda é concedida desde a década de 1970 para quem se destaca no exercício de suas profissões ou pelos serviços prestados à Justiça do Trabalho
Vista aérea da solenidade da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho
O Tribunal Superior do Trabalho realizou, nesta quinta-feira (10), a solenidade anual da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho. Este ano, duas instituições foram agraciadas: a Educafro e a Fraternidade sem Fronteiras. Outras 55 personalidades que contribuíram com a sociedade e com a Justiça do Trabalho também foram homenageadas.
A comenda é concedida desde a década de 1970 em seis graus: Grão Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.
Segundo o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Lelio Bentes Corrêa, é gratificante poder reconhecer a atuação de brasileiros que conseguem fazer a diferença em suas áreas de atuação. “Esse é o espírito da nossa OMJT: termos o privilégio de homenagear figuras públicas de destaque como a Simone Diniz, símbolo da luta contra o racismo em nosso país”.
Cidadania
Atuando há mais de 40 anos na inclusão da população negra, a Educafro tem projetos para auxiliar jovens a entrar e permanecer nas universidades brasileiras e depois direcioná-los para o mercado de trabalho.
Segundo seu fundador, Frei David dos Santos, é uma honra receber essa homenagem da Justiça do Trabalho. “Essa comenda nos dá ainda mais vontade de trabalhar nos próximos anos em prol do ambiente de trabalho saudável e sem o chamado racismo estrutural”, afirmou.
Acolhimento
Já a Fraternidade sem Fronteiras trabalha desde 2009 em vários países para dar apoio social a crianças e jovens carentes em diferentes frentes como saúde, alimentação, educação e formação profissionalizante.
De acordo com o representante da instituição, Benjamin Evangelista Pereira, foi uma surpresa ser reconhecido por uma instituição de tanta relevância como o TST. “O Tribunal conseguiu chegar até nós porque trabalhamos com o trabalho fraterno, e a atuação do TST também é inerente ao ser humano. Esse reconhecimento nos ajudará muito no futuro”, destaca.
Na lista de homenageados estavam representantes da magistratura, da advocacia e do empresariado, autoridades políticas e docentes. Entre elas, o ativista indiano Kailash Satyarthi (que recebeu a comenda na semana passada), a embaixadora da Espanha no Brasil, Mar Fernández Palacios, o arcebispo ordinário militar do Brasil, Dom Marcony, e a militante antirracismo Simone Diniz, entre vários outros.
Veja a lista completa dos agraciados.
Confira as fotos do evento no Flickr oficial do TST.
(Juliane Sacerdote/CF)
Motoboy não consegue vínculo de emprego com plataforma digital de entrega
A conclusão é de que a relação não tinha pessoalidade nem habitualidade
Para Sexta Turma, habeas corpus contra regras do processo penal militar traz discussão de competência do STF
A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) impetrou o habeas corpus coletivo por entender que a ausência de previsão específica dessas fases processuais no Código de Processo Penal Militar (CPPM) viola a Constituição Federal
STF determina diligências em investigação sobre suposto desvio de presentes da Presidência da República
A pedido da Polícia Federal, busca e apreensão foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook