Uhe Jirau entrega horta de cultivo hidropônico para o colégio Tiradentes da Polícia Militar
As hortaliças produzidas serão utilizadas na merenda dos alunos
A Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau entregou na última quarta-feira, 18, uma horta de cultivo hidropônico para o Colégio Tiradentes da Polícia Militar II (CTPM II), em Jaci Paraná. O projeto é de iniciativa da própria escola e seu idealizador, o Monitor e 1º Sargento Eliezer Batista, disse que a horta é a concretização de um sonho. “Hoje eu me sinto muito grato porque o projeto agora é uma realidade. Nossas crianças participarão da produção de hortaliças que vão compor a merenda escolar. Este é um projeto que deixará um legado, não só para nós que estamos no início de tudo, mas também para a comunidade”, ressalta Batista.
A horta foi uma doação da UHE Jirau, que custeou sua implementação, executada pela Cooperativa dos Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau (COOPPROJIRAU). Além disso, a cooperativa ofereceu todo o suporte técnico e doou uma capacitação para um grupo de voluntários do colégio, formado por funcionários e alunos, que cuidará do cultivo e manutenção da horta. O treinamento foi realizado nos dias 17 e 19 de dezembro, nas dependências da própria escola e contou com parte teórica e prática. Assim, com o primeiro plantio feito durante o treinamento, já está tudo preparado para que a primeira colheita seja feita em até 40 dias.
A horta de cultivo hidropônico possui em sua estrutura bancadas projetadas para abrigar desde o berçário até a fase final de plantio e colheita. A horta chegará a produzir, por ciclo de 40 dias, até 5 mil pés de alface e mil pés de rúcula e almeirão, atendendo em torno de mil alunos, matriculados atualmente no colégio, entre os turnos matutino e vespertino.
De acordo com o Diretor Geral do CTPM II, Capitão Irvison Camilo, as hortaliças fresquinhas também darão a oportunidade do colégio adquirir outros alimentos para a merenda escolar. “Para a realização desse sonho, o apoio da Usina Jirau foi fundamental. Com a economia que teremos, poderemos adquirir outros alimentos para acrescentar na merenda escolar, além do benefício, claro, de contar com hortaliças fresquinhas todos os dias”, comemora o Capitão Camilo.
Para a Coordenadora de Relações Institucionais da UHE Jirau, Sabryna Albuquerque, que esteve na entrega representando a Empresa, a horta é mais uma contribuição da Usina Jirau que visa o desenvolvimento social. "Apoiamos esse projeto de cultivo hidropônico porque acreditamos na transformação que a educação é capaz de fazer. Hortaliças frescas todos os dias na merenda escolar certamente trarão uma importante contribuição na realidade dessas crianças”, destaca Albuquerque.
Sandra Vicentini, Presidente da COOPPROJIRAU, explica que a equipe da cooperativa está feliz em poder colaborar com o projeto. “Uma ideia quando é compartilhada e as pessoas abraçam a causa, resulta em sucesso. Nossa grande satisfação é poder proporcionar aos alunos um alimento fresquinho”, conclui Vicentini.
Alimentação gratuita: satisfação e bem estar no ambiente de trabalho
A prática faz parte da cultura organizacional de um escritório de advocacia de Porto Velho
Saiba como usar o seu FGTS na compra de imóvel
Fundo de Garantia do Tempo de Serviço pode garantir 100% do valor
Bancos abrem em horário especial hoje
No dia 31 (terça-feira) as instituições financeiras ficarão fechadas
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook