Última mesa de debates do CANOAR discute produção audiovisual na Amazônia
A discussão foi mediada pela jornalista, assessora e produtora audiovisual Simone Norberto
Na última sexta (18), finalizando a programação de palestras do CANOAR – I Colóquio de Comunicação e Cultura na Amazônia Rondoniense –, o auditório da Escola do Legislativo sediou uma mesa de debate sobre produção audiovisual amazônica. Participaram da conversa Jorane Castro, produtora, roteirista, diretora e professora do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Pará; Juraci Júnior, diretor, ator, apresentador, especialista em Direção de Criação de Conteúdo; e Alex Pizano, diretor e produtor. A discussão foi mediada pela jornalista, assessora e produtora audiovisual Simone Norberto.
Os convidados compartilharam suas experiências com produção e direção de cinema e televisão na Amazônia, em três estados: Pará, Rondônia e Roraima. Juraci Júnior falou sobre como se inseriu no mercado do audiovisual, contando o processo de produção de programas televisivos como Chef de Casa e Rolê.
Alex Pizano, diretor residente em Roraima, lembrou que sua inserção no cinema veio do consumo audiovisual: “não sou formado em Cinema, sou formado em assistir filmes”. Ele estimula a todos que queiram produzir na Amazônia, contexto que, apesar das dificuldades, oferece várias possibilidades. Por exemplo, destacou o potencial da região, que pode servir de locação para filmes diversos, dada a exuberância dos cenários naturais.
Já Jorane Castro foi enfática ao defender não apenas o audiovisual brasileiro, mas a cultura nacional, que vem sofrendo diversos ataques nos últimos anos. Para ela, é necessário que os povos amazônicos falem de si e assumam o protagonismo das narrativas produzidas neste contexto.
Ao final do evento, foram sorteados brindes entre os inscritos e um delicioso coffee break foi servido, finalizando as atividades das mesas redondas, que ocorreram de segunda a sexta.
Apoiadores do CANOAR
O CANOAR contou com parceiros importantes para a sua realização: Santo Antônio Energia, Escola de Magistratura do Estado de Rondônia - Emeron, Escola do Legislativo de Rondônia, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE, Federação do Comércio do Estado de Rondônia - Fecomércio-RO, Rondônia ao Vivo, Rede Evolução, Águas Kaiary, Cacau Show, Barracão do Jair, Churrascaria Paraná, Associação dos da UNIR - ADUNIR, Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas da UNIR - NUCSA.
Pais de crianças fora da rede municipal de ensino têm até o dia 4 de dezembro para fazer inscrição
Ao todo, 8.429 novas vagas são ofertadas em escolas da zona urbana da capital
Serasa lança site com ferramentas gratuitas para evitar golpes na Black Friday
Central da Black disponibiliza serviços exclusivos, como verificador de sites e consultas sem custos adicionais, além de conteúdos e dicas para aproveitar as promoções com segurança
Covid-19: Atenção para a importância da vacinação das doses de reforço
Quase 70 milhões de brasileiros ainda não tomaram reforço da vacina contra a Covid. Entre as crianças de 3 a 4 anos, mais de 95% não tomaram sequer a segunda dose
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook