Unidade de saúde de Vista Alegre do Abunã é reinaugurada pela Prefeitura de Porto Velho
Com 486,46 metros quadrados de área construída, a unidade foi totalmente reedificada e ampliada para melhor atender a população
O nome Ana Salete Miotto Lorenzetti é uma homenagem a uma pioneira da região
A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), reinaugurou a Unidade de Saúde da Família (USF) Ana Salete Miotto Lorenzetti, no distrito de Vista Alegre do Abunã, na última sexta-feira (1º). O local fica cerca de 260 quilômetros de distância da capital, sentido Acre.
Com 486,46 metros quadrados de área construída, a unidade foi totalmente reedificada e também ampliada. Agora, conta com espaços amplos como recepção, quatro consultórios médicos e um odontológico, banheiros acessíveis, salas de enfermaria, vacina, observação, triagem, laboratório, copa, alojamentos, direção, além de uma sala de procedimentos, para estabilização dos casos de urgência e emergência, inclusive à noite e finais de semana.
Para a reconstrução e ampliação da unidade de saúde, a Prefeitura de Porto Velho investiu quase R$ 1,9 milhão em recursos próprios. No aparelhamento dos espaços, como mobiliário, computador, ar-condicionado, entre outros, foram empregados mais de R$ 254 mil, parte desse recurso foi destinado por emenda parlamentar federal.
A unidade foi totalmente reedificada e também ampliada
Para atender as necessidades da população, a USF conta com 22 profissionais de saúde. São duas equipes de estratégia de saúde da família, composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogo e agentes comunitários de saúde.
Em 2023, a unidade de saúde realizou quase 7 mil atendimentos aos residentes do distrito e adjacências, inclusive do Amazonas, por ser próximo da fronteira entre os estados. Já em 2024, até agora, já são 1.500 atendimentos prestados à comunidade.
Vera Lúcia é moradora de Vista Alegre do Abunã e usuária dos serviços de saúde da rede municipal. Fez questão de participar da cerimônia de reinauguração para conhecer a nova estrutura. “É uma benção que a comunidade recebeu, estrutura perfeita, com espaço. Agora, as pessoas serão bem atendidas e assistidas, com os médicos que chegaram e com a unidade nova”.
A secretária da Semusa, Eliana Pasini, destacou o trabalho de toda equipa na conclusão do projeto e apontou os desafios que a secretaria enfrenta para conseguir profissionais de saúde que se disponham a morar no distrito para trabalhar na saúde.
A unidade de saúde realizou quase 7 mil atendimentos
“Temos trabalhado para driblar essas dificuldades e conseguir os profissionais de forma que o quadro esteja totalmente completo. Tudo o que temos na capital, também disponibilizamos aos distritos, fazemos questão de equiparar o trabalho e garantir um serviço de saúde digno para todos”, explicou Pasini.
Em sua fala, o prefeito Hildon Chaves destacou o esforço empregado na melhoria das estruturas das unidades de saúde. Hoje, sete obras estão em execução na fase final do projeto, outras seis foram reformadas e entregues nessa gestão.
“Nós não temos nenhuma unidade de saúde na sede, em Porto Velho, com a estrutura dessa que está sendo entregue à sociedade de Vista Alegre, merecidamente. Avançamos muito nesse trabalho na capital e também nos distritos. Recebam e cuidem muito bem deste equipamento que é de toda a população”, declarou o prefeito.
NOME DA UNIDADE
A Unidade de Saúde de Vista Alegre do Abunã passou a ser denominada Ana Salete Miotto Lorenzetti em homenagem a uma pioneira da região, que contribuiu com a fundação e o desenvolvimento do distrito de Vista Alegre do Abunã, inclusive doando o terreno onde foi construída a unidade de saúde que leva seu nome.
Presente na reinauguração, Mariana Lorenzetti da Silva, filha de Ana Salete, agradeceu o agraciamento prestado à mãe. “Estamos muito felizes com essa homenagem, ela realmente merece. Quem a conheceu sabe a mulher que ela foi e se estivesse ainda entre nós, estaria também muito feliz”, declarou a filha.
Unidade de saúde de Vista Alegre do Abunã é reinaugurada pela Prefeitura de Porto Velho
Dia Mundial da Obesidade. Entenda como a doença afeta a saúde do coração
Atualmente, segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 800 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com obesidade
Produtores de Porto Velho participam de feira no Porto Velho Shopping
Evento contou com a parceria da Semagric
Saúde da mulher: Carreta do Hospital de Amor oferece exames gratuitos nesta segunda-feira (4), no Porto Velho Shopping
Especialistas enfatizam que quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de cura
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook