Unidade de Vigilância em Zoonoses de Porto Velho atua em ações voltadas à saúde pública
Entre as ações está a vacinação antirrábica em animais domésticos
Vacinação antirrábica faz parte das ações de controle de zoonoses
Buscando resguardar a saúde pública de moradores de Porto Velho, a Prefeitura oferta, ao longo do ano, diversos serviços para o controle e prevenção de doenças transmitidas por animais. As ações são da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) e realizada pela Divisão de Controle de Zoonoses em Animais Domésticos e Sinantrópicos (DZADS).
Segundo o gerente da DZADS, Edson Cruz, o controle das doenças é importante e de interesse para a saúde humana. “As zoonoses que são monitoradas no município são a raiva, leptospirose, hantavirose, Doença de Chagas, febre amarela, Leishmaniose Visceral/LV, LTA, além de acidentes por animais peçonhentos”, explica o gerente da divisão.
PAPEL DA DIVISÃO
O UVZ é o órgão responsável por realizar estratégias com relação à vigilância, prevenção e controle de zoonoses, bem como relacionadas aos acidentes ocasionados por animais peçonhentos. “São instituições especializadas em executar atividades visando a saúde pública, e não um setor de atendimento a animais”, explica Cruz.
ATENDIMENTOS EM 2021
Ao todo, mais de 47 mil animais, entre cães e gatos, foram vacinados contra a raiva em Porto Velho no ano de 2021. Desse total, mais de 40 mil foram vacinados no “Dia D”, que ocorreu no dia 25 de setembro do ano passado.
A imunização também chegou aos distritos do baixo Madeira, com mais de 900 animais, além de mais de 3 mil animais vacinados nos distritos do médio e alto Madeira.
Ações agem no controle e prevenção de doenças transmitidas por animais
ATRIBUIÇÕES
Já as atribuições da DZADS são realizar inspeções zoosanitárias em animais suspeitos, coleta de material para exames e diagnósticos para as pesquisas em casos de animais suspeitos de alguma zoonose, além de imunização com a vacina antirrábica, monitoramento de animais com diagnósticos suspeitos para zoonoses, orientações técnico-sanitárias com foco na prevenção, orientações com relação aos acidentes causados por animais peçonhentos e busca ativa.
“Não é nossa atribuição recolher animais de rua que não sejam suspeitos ou portadores de zoonoses de interesse da saúde pública, nem prestar atendimento clínico e cirúrgico, ou eliminar os animais que não sejam portadores de zoonoses”, esclarece.
O órgão também não possui competência de abrigar animais ou apoiar qualquer tipo de abrigo relacionado ao bem-estar animal, tampouco receber animais idosos ou doentes que não sejam por questões de zoonoses.
VACINA ANTIRRÁBICA
A vacina antirrábica para cães e gatos fica disponível o ano inteiro, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 17h, na própria DCZADS, localizada na avenida Mamoré, nº 120, bairro Cascalheira. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (69) 98473-6712.
'Ser odiado por uma multidão de ignorantes é o preço de não ser um deles'! Olavo de Carvalho se foi, mas deixou história
Não houve homenagens da direita. Enfim, Olavo morreu como viveu: cercado apenas pela família, considerando-se acima da média e ignorando quem gostava ou quem não gostava dele
Pfizer e BioNTech lançam teste de vacina para variante Ômicron
Serão inscritas no teste 1,4 mil pessoas
Anvisa determina recolhimento de autoteste de covid-19
É o meuDNA PCR-LAMP Autocoleta de Saliva, da empresa Pague Menos
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook