Uso de câmeras policiais: grupo de trabalho do MPF apresenta sugestões ao Ministério da Justiça

Tema é objeto de consulta pública e foi analisado pelo GT que atua contra o Racismo na Atividade Policial

MPF/Arte: Comunicação/MPF
Publicada em 29 de janeiro de 2024 às 19:52
Uso de câmeras policiais: grupo de trabalho do MPF apresenta sugestões ao Ministério da Justiça

Sempre que for possível e, tecnicamente viável, os agentes de segurança pública devem fazer uso de câmeras corporais. As imagens das abordagens devem ser gravadas e armazenadas por, no mínimo, 90 dias. Essas são algumas das sugestões apresentadas pelo Ministério Público Federal (MPF) ao Ministério da Justiça, que realiza consulta pública sobre o tema. As propostas foram enviadas ao Executivo nesta sexta-feira (26) pela coordenadora da Câmara de Controle Externo da Atividade Policial e Sistema Prisional (7CCR), Elizeta Ramos. No documento, a coordenadora informa que as sugestões foram elaboradas pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional Contra o Racismo na Atividade Policial (GTI Racismo), vinculado ao colegiado.

Criado em 2020, o GTI Racismo tem o objetivo de “identificar práticas de racismo institucional no âmbito das forças federais de segurança pública; propor atuações e medidas para a eliminação de condutas discriminatórias; fomentar o debate público sobre o racismo nas instituições e nas atividades”. Por se tratar de consulta pública, o envio do documento não esgota o tema na instituição. Isso significa que outros membros do MPF e de outros ramos e instâncias do Ministério Público podem apresentar propostas até o fim do prazo, previsto para esta sexta-feira.

O texto apresentado sugere desde ajustes de redação na minuta submetida à consulta pública a detalhamento no texto e acréscimo de cláusulas. Uma das sugestões é para que a “portaria incorpore dispositivo que preveja a responsabilização funcional pelo não-uso das câmeras corporais ou seu uso em desconformidade com os regulamentos”.

Íntegra do Ofício 38/2024 da 7CCR/MPF

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook