Vacina contra covid-19 pode estar disponível em janeiro, diz Doria
Expectativa é que 60 milhões serão imunizados inicialmente
© Divulgação/Governo de São Paulo
O governador de São Paulo, João Doria, disse hoje (27) que a vacina contra o novo coronavírus produzida por um laboratório chinês, em parceria com o Instituto Butantan, poderá estar disponível para a população brasileira a partir de janeiro de 2021. Isso, segundo o governador, vai depender se os testes da vacina forem bem sucedidos.
“Já no final do ano, não havendo intercorrências na terceira fase de testes, poderemos iniciar a produção da vacina em dezembro e imediatamente iniciar a vacinação de milhões de brasileiros”, disse Doria. No entanto, nem toda a população brasileira poderia ser vacinada em janeiro já que a produção ainda seria insuficiente para vacinar todo mundo. A expectativa é que inicialmente sejam vacinadas 60 milhões de pessoas no país.
Segundo o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, a fase 3 vai demonstrar se a vacina produz anticorpos contra a covid-19 e se essa produção de anticorpos é sustentada, ou seja, se isso é mantido por um tempo prolongado.
“Como estamos no meio de uma pandemia, nada mais justo que as autoridades sanitárias promovessem emergencialmente a liberação. Se tenho segurança e estou produzindo anticorpos nesses três meses, vamos utilizar [a vacina para a população]. Claro que todo o estudo deve continuar até para saber se vai precisar dar doses de reforço com o decorrer dos anos”, justificou Gorinchteyn.
A CoronaVac, como foi batizada essa vacina, está na fase 3 de testes em humanos, que está sendo realizada também no Brasil. Ao todo, os testes com a CoronaVac serão realizados em nove mil voluntários em centros de pesquisas de seis estados brasileiros: São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. A pesquisa clínica será coordenada pelo Instituto Butantan e o custo da testagem é de R$ 85 milhões, custeados pelo governo.
Caso seja comprovado o sucesso da vacina, ela começará a ser produzida pelo Instituto Butantan.
Estrutura hospitalar com 58 leitos clínicos para enfrentamento da pandemia é doada por multinacional a Rondônia
A diretora do Cemetron, Stella Zimmerli, ressaltou a importância da ampliação de leitos
Governo faz concorrência pública para instalação de cantina no Memorial Rondon em Porto Velho
No mesmo espaço do Memorial Rondônia já funciona uma loja de suvenir
Sistema de Rastreamento de Veículos deve garantir segurança e economia à frota do Ipem
O Presidente ressaltou a importância da implantação do rastreamento “com isso teremos como monitorar às rotas planejadas, possibilitando medidas corretivas sempre que necessário, acompanhando a obediência dos motoristas
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook