Vacinação Sem Fronteira chega à aldeia Lage Novo, em Guajará-Mirim e reforça assistência em saúde
A Aldeia Lage Novo reúne aproximadamente 250 pessoas, divididas em 40 famílias que vivem da produção de mandioca e farinha
O governo de Rondônia reforçou a assistência de saúde levando doses de imunizantes e reforço para comunidade
A equipe de imunização da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO) esteve na segunda-feira (8), na aldeia Lage Novo, em Guajará-Mirim, para reforçar a cobertura vacinal entre os povos indígenas e ampliar a proteção contra o sarampo. A ação faz parte da campanha do governo de Rondônia Vacinação Sem Fronteira e ganha ainda mais relevância diante dos casos confirmados da doença na Bolívia, região de fronteira com o município rondoniense.
Superando os desafios de acesso em áreas remotas, o governo de Rondônia reforçou a assistência de saúde, levando doses de imunizantes a uma comunidade que, apesar do acompanhamento contínuo, apresentava lacunas em seu esquema vacinal. Na região, o atendimento cotidiano é feito pelo técnico de enfermagem indígena, Arilson Oro Waran Xuein, que acompanha cerca de 400 pessoas em três aldeias — Lage Novo, Cemap e Linha 10. Mesmo com o apoio do Distrito Sanitário de Saúde Indígena Porto Velho (DSEI), a presença da equipe da Agevisa/RO foi essencial para complementar o atendimento de rotina.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a campanha é fundamental para reforçar a importância da vacinação e promover a conscientização da população.
Aldeia Lage Novo reúne aproximadamente 250 pessoas, divididas em 40 famílias
Segundo o cacique Tiago Oro Waram, a Aldeia Lage Novo reúne aproximadamente 250 pessoas, divididas em 40 famílias que vivem da produção de mandioca e farinha. Ele explica que ainda há resistência entre os moradores, sobretudo em relação à vacina contra a Covid-19, por receio de reações adversas.
O trabalho de conscientização, no entanto, deu resultados: em uma única manhã, a equipe aplicou 21 doses, sendo 14 contra a Covid-19 — um avanço considerado uma vitória contra a desinformação. Durante o percurso até o ponto de vacinação, os profissionais ainda encontraram uma família indígena na área do Igarapé Lage e aproveitaram para orientar sobre a importância da imunização.
Para o diretor executivo da Agevisa/RO, Edilson Silva, “a atividade reforça o papel estratégico da Vacinação Sem Fronteira e evidencia a dedicação de profissionais, como Arilson, que garantem a assistência de saúde nas comunidades indígenas e contribuem para proteger saberes, culturas e vidas”.
À tarde, a ação se estendeu na Escola Estadual de Ensino Fundamental Capitão Godoy, onde foram atualizadas as carteiras de vacinação dos servidores.
Minas Gerais reconhece atuação da Optometria de nível superior
O reconhecimento e a regulamentação da atividade de optometrista se inserem no escopo das políticas de trabalho e inclusão produtiva conduzidas pela SEDESE
Governo de RO oferece 400 vagas de emprego em várias cidades
Além das vagas para vendedores, outros cargos apresentam grande demanda, como operadores de caixa, promotores de vendas, auxiliares de produção e ajudantes de obras
RO-484 é recuperada e entregue pelo governo de Rondônia
Os trabalhos transformaram os 28 km de extensão da via, garantindo melhores condições de trafegabilidade e fortalecendo o agronegócio na região da Zona da Mata




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook