Vejas as principais especificações de motores de moto!

Veja nesse conteúdo as principais especificações de motores. Entender mais sobre o mundo das duas rodas é garantir que vai levar sempre o melhor!

Da redação/ Foto: Divulgação
Publicada em 08 de dezembro de 2021 às 09:17
Vejas as principais especificações de motores de moto!

As motos são importantes em quase todas as regiões do país. Sejam elas nos grandes centros, servindo como meios de cortar o trânsito e ser mais rápido no dia a dia, ou nas pequenas cidades, onde elas são meios de transporte mais baratos e mais funcionais em relação aos outros veículos. 

Mas, além disso, esse é um veículo que proporciona um grande prazer para quem adora o mundo das duas rodas. Porém, saber mais sobre manutenção de moto, é uma coisa que qualquer motociclista precisa saber, caso haja alguma eventualidade durante o dia a dia.

Neste conteúdo, vamos falar mais sobre o mundo das duas rodas, trazendo algumas das especificações de motores mais conhecidas. Um artigo com as principais informações sobre o motor da moto, continue a leitura para saber mais!

Cilindradas

Algumas pessoas já conhecem as cilindradas da moto, mas explicar tudo sobre os motores requer que isso seja frisado, principalmente para aquela pequena parte que ainda não sabe o que significa. 

O termo se refere à dimensão do cilindro do motor, onde ocorre os quatro tempos (compreensão, ignição, escape e explosão). Ou seja, o valor de cilindrada de cada moto condiz com o volume da câmara de pressão.

Um exemplo prático é o motor monocilíndrico de 150cc. Nesse exemplo, podemos constatar que o volume de gás inspirado a cada volta do virabrequim é de cerca de 150 cm³. Portanto, para que seja feito o cálculo correto é preciso saber o curso e o diâmetro do pistão, pois eles sempre são trabalhados com milímetros.

Modelos de motor

Hoje em dia, com as mudanças em relação à tecnologia, é possível encontrar diversos modelos de motor no mundo das duas rodas. Porém, uma coisa é importante entender, os modelos se diferenciam em relação a sua potência, torque e consumo de combustível. Para ficar mais claro, vamos citar os motores que existem hoje um a um, assim fica mais fácil de entender as suas diferenças. 

Motor Monocilíndrico

Esse é o modelo mais utilizado nas motos atualmente. Em sua composição, existem apenas um pistão e, consequentemente, exige menos peças internas e apresenta tamanho reduzido.

De fato, ele é um motor usado em motos de baixa potência que não necessitam de bastante cilindradas em sua composição. Além disso, esse modelo também costuma ter um baixo consumo de combustível. 

Motor Bicilíndrico

Como o próprio nome já diz, esse motor trabalha com dois motores em conjunto tanto em cilindros quanto em pistões. Sua principal qualidade é proporcionar o toque em faixas médias de giros, o que garante ao piloto mais estabilidade e conforto ao pilotar a motocicleta. 

Já em termos de estrutura, os seus cilindros podem estar tanto em V quanto em L no motor. Por conta da sua alta eficiência, tanto em respostas quanto em retomadas, diversas empresas têm investido nesse modelo.

Tricilíndrico

De todos os motores da lista, esse é um dos menos conhecidos entre o mercado das motocicletas. Na verdade, o modelo de motor tricilíndrico quase não é visto nas motos para falar a verdade. 

Mesmo assim, existem empresas que fazem o investimento nesse modelo, pois ele apresenta uma grande performance, desenvolvendo uma rotação ainda maior que o motor bicilíndrico. De fato, tanto um quanto o outro é visto em motos com alto porte e cilindrada. 

Entender mais sobre o mundo das motos, além de deixar você mais próximo do que ama, te garante mais segurança na hora de trocar por uma com mais ou menos cilindradas. O motor é a parte principal desse veículo, saber o que ele pode oferecer em relação a desempenho e rendimento, é mais que entender sobre as motocicletas!

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook