Vem para o BEIRA – Festival de Cinema de Porto Velho!

O encontro de abertura será hoje, às 19h (horário de Porto Velho), com transmissão ao vivo no canal YouTube do Beira

Malu Calixto
Publicada em 18 de maio de 2022 às 13:51

A partir da meia-noite de 19 de maio, até a próxima segunda-feira, 23, 46 filmes distribuídos em seis mostras temáticas elaboradas por uma equipe de curadores composta por pesquisadores de cinema e cineastas brasileiros, estarão disponíveis no Beira Festival de Cinema de Porto Velho para assistir de onde quiser e em qual horário quiser, de forma gratuita e online, no www.beirafestivaldecinema.com através da plataforma de filmes online Embaúba Play.

Além da exibição de filmes, a programação gratuita desta 1ª edição do BEIRA contempla também debates, conferências, MasterClass e mesas de conversa que acontecem em transmissão ao vivo ou pré-gravada no site e no canal do YouTube do Festival.

E a celebração do audiovisual brasileiro no “Beira” começa com a sessão de abertura “Homenagem a Pilar de Zayas Bernanos e Lídio Sohn: videastas em ação no Vale do Jamary”, um convite para (re)conhecer o deslumbre e contundência das imagens e sons compondo dois trabalhos cruciais da obra do casal de videastas: Povo da Ribeira (1989) e Os requeiros (1998).

O encontro será transmitido hoje, a partir das 19h (horário de Rondônia), pelo canal do Youtube do Festival com a participação especial de Pilar de Zayas, Odyr Sohn e Naíra Sohn e mediado por Juliano Araújo, doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com estágio de doutorado na Universidade de Paris-10, professor do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Rondônia (Unir)e curador do “Beira”, e Naara Fontinele, doutora em Cinema e Audiovisual pela Sorbonne Nouvelle e em Comunicação Social pela UFMG (cotutela), curadora, co-fundadora e diretora Artística do Beira Festival de Cinema de Porto Velho.

O Festival

Com a proposta de ser um novo encontro dedicado ao cinema brasileiro em suas diversas frentes de criação – dos cinemas documentário ao experimental, do filme artesanal caseiro à ficção inventiva, passando pela vídeo-arte, o BEIRA traz seis mostras temáticas que buscam explorar o cinema brasileiro contemporâneo a partir de um olhar posicionado, trazendo tanto filmes realizados em terras rondonienses quanto obras que se criaram longe dessas águas, mas que produzem imagens e pensamentos em confluência com as vidas e as lutas rondonienses.

“A dimensão pedagógica da vivência com o cinema é algo muito importante para nós e estamos trabalhando para fazer desse festival um encontro de cinema agente de formação crítica e catalisador de articulações duradouras com a comunidade. Nosso objetivo é promover reflexão com o cinema e, aos poucos, contribuir com a inserção do cinema em processos educativos e com a qualificação da produção audiovisual em Rondônia.”, enfatiza Angélica Menezes, co-fundadora do Beira Festival de Cinema de Porto Velho.

“Os festivais, como o cinema, podem ser um território fértil de encontro com diferentes pensamentos e mundos e os 46 filmes exibidos no BEIRA são obras que desorganizam, experimentam, encantam, provocam pensamentos e transformam o cinema, tornando-se uma possibilidade para o público rondoniense reconhecer e beirar outros cinemas, aproximando-se de filmes diferentes daqueles normatizados ao qual temos acesso em centros comerciais”, acrescenta Naara Fontenele, co-fundadora do Beira Festival de Cinema de Porto Velho.

Para acessar a programação completa das atividades e informações sobre os 46 filmes exibidos nesta 1ª edição, acompanhe o BEIRA no Facebook, no Instagram (@beirafestival) e pelo site www.beirafestivaldecinema.com.

O BEIRA é uma realização da produtora Jiquitaia Filmes, organizado com recursos da lei emergencial Aldir Blanc. Todas as ações têm acesso gratuito.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook