Vídeo: Emeron e Centro de documentação do Judiciário ganham intervenção artística
Artista Beto Deodato imprime seu talento nas paredes dos prédios
Uma imagem de trabalhadores nos trilhos de uma estrada de ferro chama atenção de quem passa em frente ao Centro Cultural e de Documentação Histórica do Tribunal de Justiça de Rondônia. O prédio fica em frente à praça das Caixas d´Água, as mesmas que abasteciam o complexo da Madeira-Mamoré, o que cria uma conexão com a intervenção do artista plástico Beto Deodato.
Os trabalhos de grandes proporções e perspectivas inusitadas têm encantado espectadores, sobretudo de sua cidade natal, Presidente Prudente(SP). Convidado a ilustrar os prédios recém-inaugurados do Judiciário de Rondônia, buscou elementos locais para tocar o público de Rondônia, daí a escolha pelo motivo da ferrovia. “Gosto de mobilizar as pessoas de forma que se identifiquem com a obra”, contou.
O trabalho do artista pressupõe todo um planejamento. Primeiro ele conhece o local, verifica as medidas – no caso de Rondônia as medidas chegaram à distância. Depois compõe digitalmente as ilustrações, que podem usar desenho ou fotos. As imagens são projetadas na parede dos prédios para que Beto faça o esboço e pinte, sempre com tinta nas cores preta e branca. “Os vários tons a partir dessas cores vão dar o efeito e textura necessárias ao resultado que busco nas obras”, explicou.
Beto Deodato já ilustrou centros culturais, prédios oficiais e até restaurantes, sempre com a proposta de provocar a interação. “A arte se completa a partir do olhar do expectador”, destacou.
Cafeteria
A fachada do prédio do CCDH não é a única parede que recebeu a obra do artista. No espaço onde funcionará uma cafeteria, Beto pintou a imagem de uma criança de costas, escondida atrás de uma xícara. “Gosto de brincar com o realismo e fantasia ao mesmo tempo”, disse.
Emeron
Já no prédio da Escola da Magistratura de Rondônia, local de formação de servidores(as), magistrados(as) e a comunidade em geral, a imagem escolhida tem a ver com conhecimento. Uma menina lê, sentada numa pilha de livros. A obra está em uma das colunas do pátio central da Emeron, um espaço aconchegante de convivência.
O vídeo produzido pela comunicação do TJRO traz um pouco mais das obras e da visão do artista.
Dia do Meio Ambiente: no TJRO, a programação será trabalhada durante todo o mês
A responsabilidade com o planeta é de toda a sociedade”, explica Maiara Moraes, coordenadora do Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Gestão Socioambiental (Nages)
Superintendente da Polícia Federal em RO faz visita institucional ao presidente do TJRO
Encontro teve como objetivo estabelecer parcerias entre as duas instituições, dentre elas o Fórum Digital
Semana do meio ambiente terá atividade de conscientização com palestrante internacional
Fernanda é autora do livro “Homo Integralis: uma nova história possível para a humanidade”
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook