Vigilância Sanitária promove capacitação para inspeção em farmácias de manipulação

As capacitações profissionais são essenciais para que a equipe se mantenha atualizada e trabalhe para minimizar os riscos à saúde da população

Texto: Taís Botelho Foto: Semusa
Publicada em 08 de agosto de 2023 às 16:39
Vigilância Sanitária promove capacitação para inspeção em farmácias de manipulação

Treinamento reúne cerca de 20 profissionais da área técnica e fiscal

A constante atualização profissional dos fiscais da Vigilância Sanitária é fundamental para garantir a segurança da saúde pública para a população de Porto Velho. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio da Divisão de Vigilância Sanitária (Dvisa), realiza durante esta semana uma capacitação de inspeção sanitária em farmácias de manipulação. O treinamento reúne cerca de 20 participantes, entre profissionais da área técnica e fiscal.

O tema é discutido e abordado por Beatriz Jacinto Xavier, farmacêutica com habilitação industrial, especialista em vigilância sanitária, pós-graduada em análises clínicas e em atenção farmacêutica e farmácia clínica. Entre os conteúdos apresentados, estão a atualização da legislação, o controle de qualidade, a contaminação cruzada, o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e as condições de trabalho presentes no ambiente farmacêutico.

“Fui convidada pela Semusa para que fosse feita essa capacitação junto aos fiscais, haja visto que a gente tem uma quantidade significativa de farmácias de manipulação em Porto Velho, e vem crescendo constantemente a procura dos pacientes por medicamentos de manipulação. Isso faz com que exista esse empenho dos fiscais da Vigilância Sanitária, para que eles sejam mais capacitados, sejam mais orientados, e que eles possam melhorar cada vez mais suas inspeções”, destacou a farmacêutica.

Fiscal há 12 anos, Ludson Santiago é um dos participantes da capacitação. O profissional destacou que o treinamento é uma forma de assegurar a qualidade dos serviços e manter os profissionais preparados. “Essa capacitação é importante para nós fiscais porque essa é uma área que é bem complexa, que tem bastante variantes. O treinamento vem realmente para tirar algumas dúvidas que nós temos e aumentar a qualidade do nosso atendimento e prestação de serviço. Quero sair sem dúvida nenhuma daqui, para poder chegar numa próxima vistoria sem ter nenhuma dúvida de que estamos fazendo o melhor”.

A principal função da Vigilância é fiscalizar estabelecimentos de interesse à saúde em Porto Velho, desde comércios de alimentos até atividades de maior complexidade, como consultórios odontológicos e clínicas médicas. As capacitações profissionais são essenciais para que a equipe mantenha os padrões sanitários e trabalhe para minimizar os riscos à saúde da população, como explica Ailton Furtado, gerente da Dvisa.

“Uma das atribuições da Vigilância Sanitária é a capacitação contínua dos fiscais, porque as atividades vão se modernizando, e a fiscalização precisa ter capacitação constante em todas as atividades, principalmente na área de saúde. O trabalho em farmácias de manipulação é muito minucioso, pois envolve grandes riscos à saúde, principalmente pelo uso de substâncias perigosas. Por isso, os fiscais da Vigilância Sanitária precisam entender o funcionamento, para poder cobrar dos responsáveis um serviço realmente de qualidade e confiável”, finalizou.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook